Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Junho de 2011 às 14:25
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


O instituto Médico Legal confirmou que o agente penitenciário Wesley da Silva Santos, de 24 anos, morto na tarde de ontem (20) durante um motim na Penitenciária Central do Estado (PCE - antigo Pascoal Ramos), foi atingido por disparos de arma de fogo, o que pode ter causado a morte dele. Inicialmente acreditava-se que ele teria morrido em decorrência de golpes de chuços (arma artesanal) desferidos pelos presos. Um laudo da Polícia Técnica (Politec) deverá apontar agora da arma de qual policial militar saiu o tiro que acertou Wesley, e se essa foi a causa da morte dele.

A Corregedoria da Polícia Militar, durante a oitiva dos policiais militares que compõem o grupo de intervenção que atuara na PCE ontem durante o motim, relacionou as armas que eram usadas por eles e com que estava cada uma delas, para que assim que o laudo da Politec fique pronto, a polícia possa saber quem foi o policial que acertou o agente.

O agente penitenciário havia sido nomeado no dia 18 de maio de 2011, no último concurso público realizado pelo Governo do Estado. Durante o conflito que vitimou Wesley, três reeducandos ficaram feridos e um morreu. Weiner Brito, que foi baleado na ação policial, morreu por volta das 20h no Pronto Socorro de Cuiabá. Somente nos últimos três dias, três rebeliões movimentaram o interior do estado e a capital, reforçando ainda mais a necessidade de amplificação na estrutura dos presídios.

O real motivo que teria causado a rebelião e resultado no confronto entre agentes prisionais e presidiários da Penitenciária Central do Estado (PCE) – antigo Pascoal Ramos – é considerado como mais um reflexo da superlotação nas unidades prisionais. A falta de estrutura da instituição imposta aos cerca de 420 detentos da unidade é um dos componentes de um barril de pólvora que a qualquer momento pode estourar novamente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86776/visualizar/