Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 21:48

    Imprimir


O Sistema Famato realiza nesta terça-feira (21), o Seminário sobre o REDD (Redução por Emissão do Desmatamento e Degradação Florestal). O evento que começará às 8h, no auditório da Famato é direcionado exclusivamente aos representantes do setor produtivo. O objetivo do seminário é apresentar da Minuta de Anteprojeto de Lei Estadual do REDD ao setor agropecuário.

“O REDD possibilita aos países que possuem florestas, como o Brasil, receber compensação financeira pela manutenção dessa vegetação. Esta é uma medida defendida pelo setor produtivo mato-grossense há anos, pois temos mais de 60% da nossa vegetação intacta e nada mais justo que tenhamos esta valorização de nossas florestas. Além de assegurar benefícios ambientais e climáticos, investimentos, e o bem estar à população do estado”, disse o diretor de relações institucionais do Sistema Famato, Rogério Romanini.

Três palestras estão confirmadas e serão conduzidas pelo supervisor de Políticas Públicas do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Bernhard Smid, que explanará sobre o tema “Mecanismo do REDD e Mudanças Climáticas”, pelo coordenador executivo do ICV (Instituto Centro Vida), Laurant Micol, que falará sobre a situação do REDD no Brasil, e pelo coordenador da Câmara Temática de Mitigação da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente),  Mauricio Philipp, que apresentará a Minuta de Lei Estadual do REDD. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Coronel Alexander Maia, também deverá apresentar as ações de Estado.

O Seminário será dividido em duas etapas. A primeira apresentará o funcionamento do mecanismo como um todo, e na segunda terá uma oficina que discutirá a lei e suas especificidades. “Para que haja maior entendimento sobre o tema dividiremos o público em três grupos que debruçarão sobre o texto”, explica a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Peri Avi.

O REDD
O conceito do REDD foi introduzido durante a COP11, em Montreal, em 2005, e se estendeu durante as outras conferências mundiais que trataram do assunto. Mato Grosso tem um papel importante no cenário das mudanças climáticas globais. Nos últimos anos reduziu suas taxas de desmatamento. Entre 2006 e 2009, Mato Grosso foi responsável por 60% da redução do desmatamento na Amazônia brasileira. No seu plano de controle do desmatamento e incêndios, assumiu a meta de reduzir em 89% o desmatamento até 2020. Essa meta representa cerca de um terço da meta total de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa assumida voluntariamente pelo Brasil até o final de 2020.

A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Sua estrutura organizacional também inclui o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso). Esse conjunto de entidades forma o Sistema Famato.

O QUE: Seminário sobre o REDD (Redução por Emissão do Desmatamento e Degradação Florestal)
QUANDO: 21 de junho, a partir das 8h
ONDE: Auditório da Famato






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86887/visualizar/