Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 14:13
Por: ALEXANDRE APRÁ

    Imprimir


Mídia News
Lobista confirma contato com jurista Maria Abadia (foto) para negociar decisões do TRE
Lobista confirma contato com jurista Maria Abadia (foto) para negociar decisões do TRE

A ex-juíza Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar, que compunha o pleno do Tribunal Regional Eleitoral pelo quinto constitucional destinado a advogados, é acusada pelo Ministério Público Federal (MPF) de vender uma decisão favorável no processo eleitoral contra o prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro (PP). Abadia foi denunciada pelo MPF na Operação Asafe.

De acordo com o subprocurador-geral da República, Eugênio José Guilherme de Aragão, que assina a denúncia, a negociação foi feita entre os lobistas Santos de Souza Ribeiro e Ivone Reis de Siqueira, com a participação efetiva de Leidinéia Kátia Bosi, que se identificou aos negociadores como sendo assessora da ex-juíza.

Segundo inquérito conduzido pela Polícia Federal, Leidinéia Kátia mora em uma residência em que o contrato firmado com a companhia distribuidora de energia elétrica foi feito em nome de Carlos Roberto Aguiar, marido da ex-juíza Maria Abadia. Segundo o MPF, o fato é suficiente para revelar o vínculo de proximidade familiar entre a Abadia e Katia.

Por telefone, Katia procura a lobista Ivone Reis. Na conversa, a assessora diz que ligou a pedido da ex-juíza Maria Abadia. O contato, segundo ela, foi feito para "falar que está tudo OK".

Após o contato com a assessora, Ivone ligou para Santos de Souza, que seria o contato designado pela defesa do prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro, nas negociações. No diálogo, Ivone alerta Santos sobre "o quanto eles querem gastar".

Na mesma época das conversas telefônicas, entre 3 e 9 de junho de 2009, a Polícia Federal constatou que Maria Abadia pediu vistas do processo de Marcelo Ribeiro. Dias depois, ela votou favorável ao recurso do prefeito, contra a decisão de primeira instância que havia cassado seu mandato.

Na deflagração da Operação Asafe, Ivone Reis confirmou em depoimento à PF que, em contato com ex-juíza Maria Abadia para verificar a possibilidade de uma negociação de uma decisão e que a magistrado ficou de estudar o caso. Ela, entretanto, garantiu que a negociação não envolvia o processo de Marcelo Ribeiro, mesmo com as provas apresentadas.

Para o MPF, Ivone Reis e Santos Ribeiro cometerem crime ao oferecer e prometer vantagem à jurista Maria Abadia, ex-membro do TRE de Mato Grosso. Já a ex-juíza, segundo o Ministério Público, aceitou para si, diretamente, em razão da função, vantagem indevida de Ivone e Santos, por meio de sua assessora Katia.

Confira trechos das conversas telefônica entre a lobista Ivone Reis e Leidinéia Katia, assessora da ex-juíza Maria Abadia

KÁTIA: É KÁTIA.

FILHA DE IVONE: Mãe, telefone.

IVONE: Alô.

KÁTIA: Alô, tudo bom senhora IVONE?

IVONE: Tudo bem.

KÁTIA: Senhora IVONE, é, meu nome é KÁTIA, eu sou assessora da Doutora ABADIA.

IVONE: Há, certo.

KÁTIA: Tá. Ela, ela pediu para mim entrar em contato com a senhora, pra, falar assim, ela falou que assim que tiver OK, pra ficar tranquila que é eu, ela fala comigo, aí eu entro em contato com a senhora.

IVONE: Tá.

KÁTIA: A senhora já sabe o que que é, né?

IVONE: Eu sei, mas você tem que me falar antes do OK, tá bom?

KÁTIA: Tá, mas a senhora pode ficar tranquila que eu, que eu ligo para comunicar,
quando tiver, né, tudo em ordem. Ela só pediu assim, que daí é para senhora entrar em contato comigo, pra não ligar lá no escritório por causa do, do Doutor , tá bom?

IVONE: Eu quero que você me dá seu telefone então, você vai me ligar?

KÁTIA: Então tá, é, eu tinha até deixado pra senhora, pra alguém, atendeu mais cedo, eu liguei antes.

IVONE: Hã?

KÁTIA: A senhora quer anotar de novo?

IVONE: Eu quero, espera só um minutinho.

KÁTIA: Então tá.

IVONE: Oi.

KÁTIA: Oi. É nove dois oito nove.

IVONE: Nove dois oito nove.

KÁTIA: Oito nove, nove oito sete quatro.

IVONE: Nove oito sete quatro.

KÁTIA: Tá bom?

IVONE: Tá, KÁTIA, você me fala antes, tá bom?

KÁTIA: É, pode ficar tranquila que qualquer novidade eu ligo pra senhora.

IVONE: você me liga antes, tá bom?

KÁTIA: Pode ficar tranquila, tá?

IVONE: Então tá, beijos.

KÁTIA: Outro.

IVONE: Tchau.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86951/visualizar/