FETIEMT investe na saúde do trabalhador
À partir de julho, os trabalhadores do setor da indústria contarão com um item a mais para garantir sua saúde. A Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT) estará oferecendo o atendimento em Quiropraxia aos conveniados.
A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Ela dá ênfase a técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, e trata principalmente e das subluxações, que são lesões na vértebra e componentes adjacentes, como ligamentos e tendões.
Segundo o presidente da FETIEMT, Ronei de Lima, o objetivo é investir na qualidade de vida e na saúde do trabalhador, atendendo principalmente aos trabalhadores braçais, que estão entre as principais vítimas de lesões.
Com a Quiropraxia, a tendência é diminuir a busca pelo atendimento médico, o uso continuado de medicamentos e até mesmo a realização de cirurgias entre os trabalhadores. A meta é também diminuir os casos de afastamento do trabalho.
Na FETIEMT, além de receber o atendimento adequado, o trabalhador receberá orientações sobre
postura, manipulação de objetos pesados e até sobre pequenos itens do seu dia-a-dia, como o uso de um colchão e um travesseiro adequados. Mudanças que podem significar mais saúde.
Lesões podem interferir em todo o funcionamento do organismo, observa o quiroprático Djalma da Silva, profissional que vai atender os trabalhadores. Segundo ele, uma lesão na coluna vertebral pode afetar, por exemplo, a comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso autônomo, parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle de funções como a respiração, a circulação do sangue, controle de temperatura e digestão, entre outras. “Isso pode afetar até o equilíbrio psicológico do paciente. Com o tratamento, ele pode ter mais disposição para o trabalho, melhor produtividade e mais qualidade de vida”.
Comentários