O presidente russo, Dimitri Medvedev, disse ter "vontade" de disputar um segundo mandato, embora tenha resssaltado que não quer se candidatar em 2012 e competir com seu premier, Vladimir Putin, segundo entrevista publicada por um jornal britânico cujo conteúdo o Kremlin divulgou neste domingo.
"Considero que qualquer dirigente que ocupa funções como as do presidente está simplesmente obrigado a ter vontade de se apresentar na eleição. Mas tomar a decisão é outra história", disse Medvedev ao Financial Times.
"A decisão é diferente da vontade", continuou o presidente, antes de prometer que anunciará sua decisão "em não muito tempo".
O chefe de Estado russo destacou que não queria competir nestas eleições com Putin, seu antecessor, considerado amplamente o homem forte da Rússia.
"Seria difícil haver (uma competição com Putin) por uma razão. Nós, com Vladimir Putin, meu colega e velho camarada, representamos uma só e mesma força política", destacou.
"Neste contexto, uma concorrência entre nós seria algo negativo pelas missões e objetivos que estabelecemos nestes últimos anos. É por isso que não seria o melhor para o nosso país", disse.
Observadores da política russa se perguntam há meses quem, entre Putin e Medvedev, se apresentará para as eleições presidenciais, e alguns inclusive conjecturam sobre eventuais tensões entre os dois.
Putin, presidente entre 2000 e 2008, nomeou Dimitri Medvedev seu afilhado político, já que não podia aspirar a um terceiro mandato consecutivo. Mas nas próximas eleições poderá se apresentar como candidato.
Comentários