As empresas IHI, Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Heavy Industries estão na última fase de negociação para integrar a equipe liderada pela fabricante americana Pratt & Whitney e a alemã MTU Aero Engines para o desenvolvimento do motor do novo modelo A320neo.
Segundo Nikkei, as empresas americana e alemã já deram o sinal verde aos materiais de fibra de carbono desenvolvidos pelas empresas japonesas que, em contraposição aos tradicionais motores de titânio, ao contrário dos motores tradicionais de titânio, traria rapidez e reduziria o consumo de combustível em cerca de 10%.
O modelo A320neo, com previsão de lançamento no mercado a partir de 2016, foi projetado para cobrir rotas domésticas e voos internacionais de curto percurso.
O consórcio europeu Airbus espera receber pedidos de 4 mil unidades nos próximos 15 anos, e estima que as vendas do A320neo e os serviços de manutenção de seus motores movimentem mais de 1 trilhão de ienes (equivalente a 8,7 bilhões de euros), segundo o "Nikkei".
Cerca de 70% da produção mundial de materiais de plástico de fibra de carbono são controlados por empresas japonesas, em um mercado no qual se destaca a Toray Industries.
O Governo japonês apoiou o desenvolvimento deste tipo de material, mais ligeiro e resistente e aplicável a muitas indústrias.
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