Secretário-geral da ONU diz que negociação desponta na Líbia
Um processo de negociações está despontando na Líbia, disse neste sábado o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, após conversações com altos funcionários de UE (União Europeia), UA (União Africana) e outras entidades.
Ki-Moon destacou a necessidade de que a comunidade internacional dê uma "mensagem consistente" para encontrar uma solução política com o líder líbio Muamar Gaddafi, após o levante iniciado em fevereiro, e lembrou que este objetivo está entre as prioridades da ONU, destacou seu porta-voz, Martin Nesirky.
"Apesar de advertir que ainda resta um longo caminho a percorrer para chegar a uma conclusão, o secretário-geral disse que o processo de negociação já está em andamento sob os auspícios de seu enviado especial à Líbia", Abdul-Ila Al-Jatib, acrescentou Nesirky.
O secretário-geral da ONU participou de uma viodeoconferência com altos funcionários de UE, UA, Liga Árabe e Organização da Conferência Islâmica, que estavam reunidos no Cairo, aos quais manifestou que a solução para o conflito líbio era uma "alta prioridade" da ONU e a urgência de começar a "planejar o pós-conflito" na Líbia.
Na sexta-feira (17), contatou igualmente o primeiro-ministro líbio, Bagdadi al-Mahmudi, que lhe disse que seu governo havia iniciado um diálogo com as forças de oposição.
Por sua vez, Ki-Moon expressou ao seu interlocutor líbio sua "profunda preocupação" com a violência e a crise humanitária no país, diante da escassez de alimentos e combustível, assim como as crescentes dificuldades de acesso da população às fontes de abastecimento de água e ao atendimento médico, informou o porta-voz
Comentários