Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Junho de 2011 às 09:23

    Imprimir


Imagens de satélite recentes mostram que o exército sudanês concentra armas pesadas na capital do Estado petrolífero nortista de Kordofan do Sul, no centro do Sudão atual, informou este sábado um observatório americnao.

"Novas imagens do satélite Sentinel Project (SSP) confirmam que as forças armadas sudanesas (SAF, exército nortista) controla a cidade de Kadugli" na região instável de Kordofan do Sul, fronteiriça com o Sudão do Sul, e que "milhares de civis foram deslocados", segundo o observatório.

"As imagens confirmam as informações de campo, segundo as quais soldados da SAF estão em conflito com elementos do Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA)", o exército sulista, informou a mesma fonte. Estas imagens "mostram que o deslocamento das forças da SAF é coerente com os documentos da ONU que indicam que uma ofensiva maior da SAF poderia começar logo", continuou o observatório.

Este grupo americano de vigilância, criado no ano passado por iniciativa do ator americano George Clooney, informou que as imagens de satélite tomadas em 17 de junho eram as primeiras a mostrar milhares de pessoas procurando refúgio na principal base da ONU pero de Kadugli.

Esta província é palco, desde 5 de junho, de duros enfrentamentos entre a SAF do poder central em Cartum, apoiadas pelas milícias pró-governamentais, com as forças sulistas vinculadas ao SPLA. O presidente americano, Barack Obama, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediram um cessar-fogo imediato.

Líderes religiosos e ativistas acusam Cartum, que desmente, de proceder uma limpeza étnica dos Nuba em Kordofan do Sul, que combateram do lado dos sulistas durante a guerra civil. Kordofan, única região petrolífera do norte, foi um sangrendo palco de batalha durante a guerra civil entre as duas regiões do país africano (1983-2005).

O Sudão do Sul deve proclamar sua independência em 9 de julho. Na quarta-feira, foram retomados os confrontos entre as forças do norte e do sul em Abyei, dois dias depois da conclusão de um acordo provisório para desmilitarizar esta disputada cidade, situada na fronteira entre o norte e o sul.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87112/visualizar/