Republicanos elegem candidato simbólico à Presidência dos EUA
O deputado norte-americano Ron Paul venceu com folga neste sábado uma eleição simbólica de candidatos do Partido Republicano que almejam disputar a Presidência dos EUA em 2012, durante uma conferência de líderes do partido, em New Orleans. O ex-enviado dos EUA para a China, Jon Huntsman, ficou em segundo lugar.
Paul, que levou ao evento um ônibus lotados de partidários, obteve 612 votos na eleição, que não tem valor decisório e contou com a participação de cerca de 2 mil delegados de 38 Estados.
Huntsman conquistou 382 votos, a deputada Michele Bachmann ficou em terceiro, com 191, e o empresário Herman Cain, em quarto, com 104. Ex-governador do Estado do Utah, Huntsman deve anunciar na terça-feira sua pré-candidatura à Casa Branca.
Outro ex-governador, Mitt Romney, do Estado de Massachusetts --líder nas pesquisas de intenção de voto entre os republicanos para as eleições presidenciais de 2012, na qual Barack Obama disputará a reeleição-- ficou em quinto lugar, com 74 votos.
A ex-governadora do Alasca, Sarah Palin, que diz estar avaliando se entrará na disputa, foi a sexta colocada, com 41 votos. Ela também não foi ao evento.
Na conferência anual do ano passado, Romney saiu vencedor por pequena margem, ficando Paul em segundo lugar.
Essa votação não é um indicador de que o político será bem-sucedido. Bill Frist, líder republicano no Senado em 2006, venceu nesse ano e nem sequer conseguiu lançar sua campanha.
O governador do Texas, George W. Bush, foi o vencedor em 1998, dois anos antes de ser eleito presidente dos EUA.
Comentários