Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Junho de 2011 às 23:47

    Imprimir


Ilustração

Mais de 600 pessoas participaram das audiências públicas ‘Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente", nesta semana, nos municípios de São Félix do Araguaia e Canarana. O evento, que foi promovido Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com o Poder Judiciário e governo do Estado, já foi promovido em 11 municípios mato-grossenses. As audiências fazem parte do programa "Mato Grosso Unido contra as Queimadas", que conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.

Em São Félix do Araguaia, mais de 500 pessoas participaram do evento, entre autoridades municipais e estaduais, líderes comunitários, índios, estudantes e população em geral. A promotora de Justiça Maria Coeli Pessoa de Lima destacou a assinatura do "Pacto para Redução das Queimadas" com quatro municípios da Comarca. “Conseguimos celebrar o pacto com os municípios de São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio. É um compromisso desses municípios em realizar uma série de medidas que reduzirão, consideravelmente, os índices de queimadas em relação ao ano passado”, disse ela.

Os quatro municípios compõem a região conhecida como "Pólo Vila Rica", que foi a que mais registrou focos de calor em Mato Grosso no ano passado. Somente em São Félix do Araguaia ocorreram 12.148 focos. Já em Novo Santo Antônio foram registrados 7.964 focos e em Luciara 5.211. “Temos que nos unir para combater as queimadas em Mato Grosso, pois geram gastos exorbitantes que poderiam ser investidos em áreas essenciais para o beneficio da população”, afirmou o titular da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, Luiz Alberto Esteves Scaloppe.

O promotor de Justiça que atua no município de Canarana, Jorge Paulo Damante Pereira, ressaltou que as audiências públicas servem para aprofundar o assunto com gestores e moradores da cidade. “Se não encontrarmos uma solução intermediária entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente, vamos enfrentar barreiras comerciais. Temos que construir uma realidade melhor e precisamos da população para alcançar esse objetivo”.

Durante as audiências públicas, técnicos das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES) e Educação (Seduc), e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) fizeram apresentações da campanha e formas de prevenção às queimadas. Na oportunidade, foram distribuídos gibis temáticos, fascículos, cartazes e vídeos para representantes da comunidade.

Também participaram das audiências públicas o procurador do Ministério Público de Contas, Willian de Almeida Brito, os diretores regionais da Sema em Barra do Garças e Vila Rica, Cleber Fabiano Ferreira e Sérgio Pedro Balestrin, respectivamente; o juiz de Direito da Comarca de São Félix do Araguaia, Marco Antônio Canavarros dos Santos, os prefeitos municipais de São Félix do Araguaia, Luciara, Alto Boa Vista e Novo Santo Antônio, Filemon Gomes Costa Limoeiro, Parassu de Souza Freitas, Wanderley Iderlan Perim e Valdemir Antônio da Silva, respectivamente; a vice-prefeitade Canarana, Marilei Bier, o presidente da Câmara Municipal de Canarana, Paulo José Gonçalves, além de outros representantes de entidades públicas e privadas.

PROGRAMA - O programa "MT Unido contra as Queimadas" tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso de forma integrada, participativa e ordenada. A meta é atuar em todos os municípios do Estado até o ano de 2013, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas.

Na próxima terça-feira (21.06), a audiência pública será promovida no município de Cáceres. No dia 4 de julho será a vez da cidade de Chapada dos Guimarães. O evento já foi realizado nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Juara, Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Guarantã do Norte.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87263/visualizar/