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Quinta - 16 de Junho de 2011 às 19:48

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Entre abril e maio, houve queda de 4,14 pontos percentuais no número de inclusões ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). No acumulado até abril comparado com igual período de 2010, a inadimplência mostra queda progressiva, alcançando 8,75%. Em maio, a inadimplência continuou em decréscimo, atingindo queda de 11,04%, em relação mês anterior.

Nelson Soares, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), explica que este resultado já mostra a preocupação do lojista com a segurança na concessão de crédito. “Com a alta de juros, o valor das prestações aumentou e muitos consumidores perderam a noção da conta. A verificação de refere principalmente à março, quando a CDL e a CNDL alertaram aos lojistas do incremento de registros de devedores nos bancos cadastrais. A partir deste alerta, os lojistas apertaram o cinto para fazer concessões de crédito mais seguras”.

O alerta - Desde março a CDL Cuiabá vem alertando os empresários para que façam maior controle na hora de fornecer o crédito, pois neste período foi observada uma tendência de mais registros nos bancos cadastrais de pagamentos não realizados nas datas de vencimento. No acumulado, de acordo com SPC comparativo entre março de 2011 e março de 2010, o número de registros de inadimplentes cresceu 6,08%.

Soares lembra ainda que na comparação entre março para fevereiro deste ano, “o número de registros inclusos foi 31,56% maior. Em dinheiro, o índice havia somado 7,43% a mais”. Ele aponta estes resultados como altos, porém, foram revertidos nos meses seguintes, como mostram os dados de maio. “A queda na inadimplência, mesmo com o consumo em alta, mostra que os comerciantes cuiabanos estão atentos, e estão conseguindo encontrar alternativas para manter seus negócios ativos, com vendas significativamente crescentes, apesar da alta dos juros e da conseqüente contenção no fornecimento de crédito”.

A queda apresentada pela inadimplência, entretanto, não foi acompanhada pelo consumo. Nas datas comemorativas mais significativas deste trimestre o consumo continuou se mostrando forte. Durante todo o período de Páscoa deste ano, o volume de consulta ao SPC/CDL Cuiabá teve de 7,3% de alta, comparado com 2010. “Este índice assegura que houve alta também nas vendas”, explica Soares. No Dia das Mães, o aumento das consultas, frente ao ano passado, foi de 11,1%. “A data é, para parte dos lojistas, o segundo Natal, chegando a ter um acréscimo sazonal de 20 a 30% no consumo, variando de acordo com o segmento de comércio” lembra o superintendente. Há, entretanto, casos em que as vendas chegam a ter um aumento de 100%, se comparado com uma semana comum do ano. É o que acontece com algumas lojas de calçados e assessórios femininos.

O grande destaque deste trimestre foi o Dia dos Namorados que apresentou 24,37% aumentou na procura pelo SPC. Para segmentos específicos, como o de lingerie e artigos de sex shop, a data é o segundo Natal, trazendo um crescimento sazonal de até 50% nas vendas.





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