Vereador Celino autor do projeto Foto por: Agência da Notícia com Leandro Trindade
Câmara de Confresa aprova projeto que cria monopólio de funerária
A Câmara de Vereadores de Confresa aprovou por unanimidade na última reunião ordinária, dia três de junho, um projeto de lei apresentado pelo vereador Celino do PT que cria um verdadeiro monopólio de serviços funerários na cidade.
O projeto de lei nº 05/2011 alterou o art. 13 da lei municipal nº 263/2007, definindo que somente uma empresa pode explorar a atividade funerária, bem como os planos assistências, para cada 40 mil habitantes.
A disposição anterior delimitava para cada 25 mil habitantes, ou seja, com os novos números apresentados pelo IBGE, onde a cidade apareceu com mais de 26 mil munícipes, seria possível a abertura de novas funerárias, o que automaticamente baixaria os preços devido à concorrência.
Hoje, o preço do caixão mais barato em Confresa custa R$ 600,00, enquanto em outras cidades pesquisadas como São Félix do Araguaia, onde o número de habitantes é menor e há mais de uma funerária, o valor cai para R$ 500,00.
Em entrevista ao portal Agência da Notícia nesta terça-feira, dia 14 de junho, o vereador Celino, autor do projeto, disse que ao fazê-lo pensou em incentivar o empresário local, para que ele possa investir em estrutura física, como prédio e carros, e disse desconhecer o interesse de algum empresário de outra cidade, de abrir uma funerária em Confresa.
“Quando elaborei o projeto pensei realmente em incentivar a empresa da cidade, para que ela possa crescer, investir, como tem feito na aquisição de novos carros e a construção de um novo prédio, que vai começar em breve”, destacou o vereador que disse ainda ter se espelhado no projeto implantado em Curitiba, que é uma cidade modelo e ressaltou que a lei tem amparo legislativo superior.
Comentários