Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Junho de 2011 às 16:48

    Imprimir


A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) entregou nesta terça, 14, nota técnica contra o Projeto de Lei 124 (PLS 124/11) ao senador Sérgio Petecão (PMN/AC), relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O projeto faz alterações na atividade de investigação criminal, conferindo funções atribuídas ao Ministério Público pela Constituição Federal aos delegados de polícia.    


O artigo 2
° do PLS 124/11, por exemplo, prevê que a atividade de investigação criminal seja exercida de forma autônoma. No entanto, para a ANPR, isso não é possível já que a própria Constituição prevê a participação de membros do Ministério Público na requisição para instaurar inquérito e para executar diligências no curso da investigação penal.


O PLS destina ainda, em seu
§1°, ao delegado de polícia condução da investigação criminal por meio de inquérito policial e termo circunstanciado, o que, para a ANPR, é inconstitucional.  A Carta Magna não assegura à autoridade policial a condução da investigação criminal e, sim, a tarefa de apurar infrações penais. Além disso, a apuração criminal é atividade coordenada que deve ser realizada de maneira conjunta entre o responsável pela coleta das informações, o delegado de polícia, e aquele que deve avaliar essas informações para propor a ação penal, o MP.


“A própria Constituição Federal estabelece que o Ministério Público não é mero destinatário das apurações, mas efetivo gestor das diligências, uma vez que tem a palavra final sobre suas necessidades de execução”, alertou o presidente da ANPR, Alexandre Camanho.

 

Confira a íntegra da nota.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87602/visualizar/