Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Junho de 2011 às 15:20

    Imprimir


O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta quarta-feira, após fracos dados manufatureiros dos Estados Unidos abaterem o sentimento. Os mercados de países da periferia da zona do euro sofreram forte queda, devido à incerteza sobre como os problemas de dívida da Grécia podem ser contidos.

O FTSEurofirst 300 caiu 1%, aos 1.089 pontos.

O receio com a perda de vigor da economia se intensificou após dados mostrarem que o índice manufatureiro do Federal Reserve de Nova York teve a primeira queda mensal desde novembro, enquanto o índice de preços ao consumidor do país (CPI, na sigla em inglês) avançou acima das expectativas.

"Há uma falta de motivação [entre investidores] em manter posições compradas [que apostam na alta do mercado] por algum tempo, refletindo as preocupações com a economia que ainda persistem", disse Joshua Raymond, estrategista de mercado do City Index.

As Bolsas de Valores de países periféricos da zona do euro estiveram sob pressão, com o índice Thomson Reuters para esse grupo de nações em queda de 3,4%.

Os ministros de Finanças da zona do euro fracassaram em acertar um acordo sobre como credores privados podem contribuir com um segundo pacote de ajuda a Atenas.

Uma fonte sênior do governo grego afirmou que o premiê do país, George Papandreou. dissera ao líder da oposição nesta quarta-feira que estaria disposto a renunciar e a abrir caminho para a formação de um governo de unidade nacional.

O setor financeiro figurou entre os mais fracos do dia, após a Moody"s ter colocado as notas de bancos franceses em revisão para possível rebaixamento devido à exposição dessas instituições à dívida grega.

O índice STOXX Europe 600 para o segmento bancário caiu 1,9%.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,04%, a 5.742 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,25%, para 7.115 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 1,49%, a 3.806 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,16%, para 19.918 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,97%, a 9.933 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,99%, para 7.191 pontos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87618/visualizar/