Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quarta - 15 de Junho de 2011 às 13:42
Por: ISA SOUSA

    Imprimir


Ilustração
Próximo evento do fenômeno em MT está previsto para o dia 4 de julho de 2012
Próximo evento do fenômeno em MT está previsto para o dia 4 de julho de 2012

Os mato-grossenses poderão presenciar na tarde de hoje (15) um eclipse lunar. O horário dependerá da posição dos municípios. Na Capital, por exemplo, o fenômeno tem início às 17h21, porém em Barra do Garças (509 km ao Leste de Cuiabá), o eclipse começa às 17h04 e em Sinop e Lucas do Rio Verde, ambas na região Norte, às 17h25.

O final do fenômeno está previsto para às 18h02 e, além dele, a população poderá visualizar, em seguida, o eclipse penumbral.

Conforme o Astronomia no Pantanal, grupo de popularização de Astronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), este segundo eclipse acontece até as 19h01, porém é de difícil visualização, já que é apenas a diminuição do brilho da lua.

Para visualizar melhor os dois eclipses, o grupo da UFMT recomendou também que lugares altos sejam utilizados, devido a lua se levantar no horizonte. A direção que deve ser observada é entre o leste e o sudeste do local que a população estiver. O eclipse lunar pode ser observado sem ocasionar risco à saúde.

Próximo eventos

Os próximos eclipses lunares que poderão ser observados em Mato Grosso ocorrem no dia 4 de julho de 2012, às 6h. O fenômeno será parcial. A visualização será praticamente nula, porém a fase penumbral será acessível.

Além deste, em 2013, no dia 15 de abril de 2014, outro eclipse lunar, com condições qualificadas como "excelentes" para visualização, poderá ocorrer.

Telescópios gratuitos

Com o objetivo de popularizar a astronomia em Mato Grosso, o grupo Astronomia no Pantanal irá disponibilizar telescópios para a observação do céu, entre às 17h45 e 20h45, de forma gratuita para o público em geral.

O local que os aparelhos estarão disponíveis é no estacionamento do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Cuiabá. Fazem parte do grupo de astronomia os professores Denilton Carlos Gaio, Shozo Shiraiwa e Telma Cenira Couto da Silva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87635/visualizar/