Atraso de usinas térmicas eleva tarifa de energia
O governo se prepara para anunciar nos próximos dias uma mudança importante na operação do sistema elétrico. A medida, que tem finalidade de ampliar a segurança energética, vai provocar ligeiro aumento na tarifa para os consumidores, informa reportagem de Agnaldo Brito para a Folha.
O atraso na operação de oito termelétricas obrigará o governo federal e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) a elevar o nível meta dos reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Sudeste/Centro Oeste e do Nordeste em 2011.
Essa mudança deverá ter custo adicional entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões para a tarifa de energia elétrica dos consumidores brasileiros em 2012.
É a primeira vez que autoridades do setor reprogramam a geração do país nessa escala por causa do descumprimento de prazos por empreendedores que assumiram projetos termelétricos.
Segundo relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), 20% das usinas contratadas estão atrasadas e não têm previsão para entrar em operação.
Comentários