Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 14 de Junho de 2011 às 18:05
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Agricultores de Mato Grosso interessados na adoção de boas práticas ambientais, passam a contar com uma linha de crédito no valor de R$ 3 bilhões para colocarem seus projetos em prática. Lançado em junho do ano passado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), começa a ser estruturado em Mato Grosso. Na manhã de hoje (14) agricultores, pecuaristas e técnicos da área rural se reuniram na Famato com o intuito de conhecer mais sobre o programa, e as linhas de crédito disponíveis neste segmento para os produtores dispostos a adotar boas práticas ambientais.

Durante o Seminário que acontece o dia todo, serão realizadas palestras sobre a filosofia do programa, as mudanças climáticas e seu impacto na agropecuária em especial em Mato Grosso e cinco eixos básicos: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura Pecuária Silvicultura, Plantio Direto, Fixação Biológica de Nitrogênio e Florestas Plantadas. Será abordada também a linha de crédito do Programa ABC.

De acordo com o engenheiro agrônomo Seneri Kernbeis Paludo, diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), o Plano ABC vai aliar produção de alimentos e bionergia com redução dos gases de efeito estufa. As ações da linha de crédito do Plano, o Programa ABC, estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário para a safra e prevêem aplicação de R$ 3 bilhões em técnicas que garantem eficiência no campo, com balanço positivo entre seqüestro e emissão de dióxido de carbono (CO2).

“Mato Grosso é um Estado de vanguarda, que é pioneiro também em agricultura sustentável”, afirmou ele que abriu o seminário com uma palestra sobre a visão de Mato Grosso sobre a agricultura de baixa emissão de carbono.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87732/visualizar/