Controle de preços de alimentos será debatido pelo G20
A informação foi dada nesta terça-feira pelo ministro Wagner Rossi (Agricultura), que disse ser contra a sugestão francesa. O Brasil recebeu ontem (13) as propostas francesas que serão debatidas no encontro da próxima semana.
"Só há uma maneira de estabilizar os preços agrícolas: é aumentar a produção. E o Brasil é um dos poucos países que pode conseguir esse resultado com aumento da produtividade, sem agredir o meio ambiente"
Segundo o ministro, o Brasil aceita discutir formas de regular os produtos agrícolas, porém, isso pode contribuir para a instabilidade das cotações das commodities agrícolas no futuro.
"Alguma forma de regulação desse mercado pode ser estudada. É claro que quem compra, hoje, um papel atrelado à variação dos preços das commodities agrícolas está apostando na alta".
O ministro disse ainda que outra proposta encaminhada pela França é a de exigir mais transparência nas informações agropecuárias dos países. Segundo Rossi, essa é uma boa proposta, mas o Brasil já adota essa postura, pois divulga na internet todos os dados da produção agrícola nacional.
A França também propõe a criação de um estoque mínimo para garantir a segurança alimentar dos países mais pobres.
"Existem hoje 1 bilhão de pessoas que não se alimentam adequadamente no mundo", declarou Rossi.
Comentários