O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta terça-feira que, diante da proximidade das festas juninas e da comemoração dos dias de São João e São Pedro, a Casa deve entrar em "recesso branco" na próxima semana e não realizar nenhuma votação em Plenário. Ele evitou classificar a próxima semana como "morninha" para atividades parlamentares e admitiu ter "muita dificuldade" de votar projetos de interesse do País em meio às festas no Norte e Nordeste. Neste ano, no entanto, o dia de São João será comemorado em um sábado.
"A semana que vem é uma semana não sei se morninha, porque aqui não tem semana morna. Já é tradição aqui na Casa que na semana das festas juninas no Nordeste e no Norte tenhamos um sistema mais flexível de trabalho aqui, principalmente, com a não incidência de votações no Plenário. Este ano vai coincidir com o feriado no meio. Então acho que a tendência é que tenhamos muita dificuldade de realizar sessões plenárias na próxima semana", disse.
Em 2008, o então presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, chegou a ameaçar descontar os salários dos parlamentares que faltassem às sessões por estarem em festas juninas e disse na ocasião que não caberia "subordinar o regimento da Casa a uma manifestação cultural".
No Senado Federal a situação não deve ser diferente e a tendência é serem canceladas todas as votações na Casa.
Comentários