Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 13 de Junho de 2011 às 23:21

    Imprimir


Inspirada no movimento na Espanha que, desde março, pede mudanças no sistema eleitoral e econômico no país, a cineasta Raquel Diniz, 31, criou um mapa colaborativo para listar casos de corrupção no Brasil.

Criado em 24 de maio, o Mapa da Corrupção já foi visto mais de 13 mil vezes, mas apenas cerca de 20 casos foram reportados até agora.

Entre eles estão o mensalão, a prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) durante investigação sobre desvio de verbas e denúncia de fraude em licitação do Metrô de São Paulo envolvendo a empresa francesa Alstom.

"É uma tentativa de fazer com que as pessoas vejam o mapa e não votem nos corruptos. Os políticos corruptos só continuam no poder porque eles ganham votos", afirmou à Folha Raquel, que é casada com um espanhol e morou em Madri em 2009 e 2010.

Lá, afirma, ela entrou em contato tanto com organizações como o 15M (ou "Democracia Real Já") --que levou milhares de manifestantes às ruas para pedir boicote eleitoral a políticos apoiadores do pacote para combater a crise econômica no país.

Outra referência espanhola para ela é a campanha "NoLesVotes" ("Não Vote Neles"), que também começou na internet. "Gravei muita coisa lá, editei muita coisa, estava nesse meio e quando cheguei aqui senti necessidade", disse a cineasta.

Agora, ela espera contar com a contribuição de internautas de todo o Brasil para expandir o Mapa da Corrupção.

Raquel, que nunca havia se aventurado pelo mundo do ativismo digital, afirma que são poucos os dados que ela precisou retirar. "Cada pessoa vai se responsabilizar por aquilo que coloca", afirmou.

Ela contou ter recebido elogio e apoio na divulgação de outros movimentos contra a corrupção, como o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), e espera fechar parcerias para atrair mais colaboradores.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87844/visualizar/