Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 13 de Junho de 2011 às 23:16

    Imprimir


Ilustração
Embora a utilização de livros digitais nas salas de aula do país ainda não seja uma prática comum, suas vantagens já despertam o interesse de muitos alunos e a tendência é que o uso se acelere, impulsionado pelo interesse nos modernos aplicativos com conteúdo didático e também pela popularização dos tablets. A nova tecnologia, além de livrar os alunos do excesso de peso do material escolar, também cria uma nova maneira de estudar e aprender.
 
“Essa nova ferramenta muda a forma de ler, pensar e escrever. As pessoas estão lendo e pensando diferente”, diz o jurista Fábio Ulhoa Coelho, que lançou recentemente o aplicativo “Manual 2.0 de Direito de Empresa”, pela Editora Saraiva. Para ele, o novo suporte favorece ainda mais a compreensão da matéria, permite aos alunos aperfeiçoar o raciocínio e ajuda especialmente a articular os conceitos da disciplina. “O formato permite que o leitor se organize para estudar, priorizando os conteúdos mais relevantes”, completa o autor de diversas e respeitadas obras jurídicas.
 
Essas mudanças também exigem uma adequação do conteúdo por parte dos autores e editoras. “Os aplicativos permitem interatividade e oferecem recursos multimídia, entre outros diferenciais. Isso faz com que a produção de um livro digital seja bem mais trabalhosa. Mesmo que seja uma adaptação de uma obra impressa, não é tão simples. No entanto, já se nota que sua aplicação traz grandes avanços ao aprendizado dos alunos”, diz Sandra Bensadon, diretora de marketing da Editora Saraiva.
 
Uma das novidades da Editora é uma ferramenta que combina material impresso com livros digitais interativos (que podem ser usados juntos ou separadamente), desenvolvida especialmente para auxiliar professores e alunos no aprendizado de 11 disciplinas do Ensino Médio. O produto, que se chama Conecte, é apontando como um ótimo instrumento de preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por trazer questões elaboradas por especialistas da área.
 
De acordo com a coordenadora, na tela do computador os recursos multimídia tornam essas obras ainda mais atrativas aos alunos e o aprendizado muito mais dinâmico. “Combinamos o melhor dos dois mundos num projeto didático único, permitindo aos professores um trabalho inovador para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos”, diz Sandra. Os alunos podem interagir com o material digital, marcando páginas ou textos, inserindo comentários, ampliando textos e imagens, comparando documentos e até desenhando.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87845/visualizar/