Partido quer a Secretaria de Infraestrutura, de olho nas obras da Copa do Mundo de 2014
Em busca de reeleição, Galindo distribui cargos ao PR
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), convidou o Partido da República (PR) para compor a sua base aliada, com a promessa de contemplar a legenda com cargos de primeiro escalão, no Palácio Alencastro.
A edida faz parte de um pacote de ações de caráter político, na tentativa de construir um amplo acordo político, visando a viabilizar o seu projeto de reeleição para 2012.
Embora não haja confirmação, Midianews apurou que os republicanos se articulam para assumir o controle da a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), hoje ocupada pelo vereador licenciado Paulo Norges (PSDB)). No pacote, também seria incluída a Secretaria de Esportes e Lazer, administrada, atualmente, por Moisés Dias (PTB), e mais cargos de segundo escalão.
Por conta das muitas obras de infraestruturas previstas para a Copa do Mundo de 2014, a pasta de Infraestrutura vai administrar orçamento superior a R$ 700 milhões, nos próximos anos.
Ao mesmo tempo, o atual secretário acumula desgaste, em função da inoperância na condução das obras. Ele é criticado duramente pelos vereadores, responsáveis pela sua indicação ao cargo.
O assunto foi discutido numa reunião do prefeito Chico Galindo com o presidente do Diretório Estadual do PR, deputado federal Wellington Fagundes, a bancada vereadores, composta por Chico 2000 e Misael Galvão, mais dirigentes do PR em Cuiabá.
Apoio institucional
No diálogo, a cúpula do PR concordou em participar da administração municipal, porém, sinalizou que não implica, automaticamente, em apoiar uma eventual candidatura à reeleição de Galindo.
"Deixamos claro que o compromisso é com a governabilidade. O PR planeja lançar candidatura própria em Cuiabá e, futuramente, vai discutir novos rumos", revelou Fagundes.
O parlamentar não acredita que a proximidade do PR com Galindo possa gerar desgaste ao partido, diante de um eventual rompimento, para lançamento de projeto de candidatura própria ao Palácio Alencastro.
"O momento que Cuiabá vive exige apoio dos partidos à Administração Municipal. O prefeito vai ter a oportunidade de fazer várias obras que irão contribuir para uma ampla reforma social e o PR vai apoiar esse projeto", disse o deputado.
O secretário de Estado de Logística Intermodal em Transportes, Francisco Vuolo, foi indicado para conduzir os últimos detalhes da negociação.
Ao Midianews, Vuolo informou que aguarda o comunicado do prefeito para anunciar a posição final do PR.
"O partido se colocou à disposição para ajudá-lo. Agora, estamos aguardando o arranjo político que será feito para sairmos contemplados. Ainda não houve discussão de nomes, estamos numa fase incipiente das negociações", disse.
Reforma administrativa
Na tentativa de eliminar o desgaste de imagem acumulado, em parte, pela falta de divulgação das ações, Galindo promoveu mudanças na Secretaria de Comunicação. O jornalista Flávio Garcia foi substituído pelo marqueteiro Mauro Cid, que acumula experiência em várias campanhas eleitorais de Mato Grosso.
A Secretaria de Governo vai ser ocupada por Silvio Fidélis, que acompanha Galindo desde a época de suas atividades empresariais e vai substituir Lamartine Godoy.
Para viabilizar seu projeto de reeleição, Galindo ainda planeja outras mudanças nos cargos de primeiro escalão do Palácio Alencastro.
Comentários