A semana mais importante dos últimos anos começou da pior maneira possível para o Peñarol. Afinal, o Nacional, seu maior adversário, se sagrou campeão uruguaio no último domingo ao vencer o Defensor Sporting por 1 a 0. Vencedor do Torneio Clausura, equivalente ao segundo turno, a equipe nacionalista também levou na sequência aquela que é considerada a decisão do ano no futebol uruguaio. A euforia da conquista se refletiu até muitas horas após o apito final no Estádio Centenário ¿ por volta das 18h (locais e também de Brasília).
No centro de Montevidéu, mesmo no início da madrugada, ainda era possível identificar grupos de torcedores do Nacional celebrarem a conquista que afirma a supremacia do futebol uruguaio aos nacionalistas, também conhecidos como tricolores: já são 43 títulos. Este último assegura classificação para a Copa Sul-Americana de 2011 e a Copa Libertadores de 2012. Já são 16 participações consecutivas da equipe na maior competição do continente.
Apesar da conquista, o clima no Nacional é de adeus: pelo menos cinco destaques da equipe estão de saída, sendo dois deles para o futebol brasileiro. Sebastián Coates confirmou que deve ser jogador do São Paulo: "Lugano me explicou como era a equipe e a cidade. Forlán quer jogar lá por conta de seu pai (Pablo Forlán). É um orgulho que uma equipe tão grande como o São Paulo esteja me contratando", afirmou. Segundo ele, 75% dos direitos econômicos serão repassados ao clube dirigido por Paulo César Carpegiani.
Artilheiro do Campeonato Uruguaio, o centroavante Santiago García também está de partida, e jogará no Atlético-PR. Autor de 23 gols na competição, "El Morro", como é chamado, teve atuação apagada na decisão contra o Defensor. Três outros nomes devem deixar o clube: Marcelo Gallardo, veterano meia argentino, declarou aposentadoria. Tabaré Viudez, jovem e autor do gol do título, tem boas chances de retornar ao Milan, detentor de seus direitos. E o treinador Juan Ramón Carrasco, que assumiu o Nacional em oitavo lugar e foi campeão, é cotado para sair.
Já na manhã desta segunda-feira, entretanto, Montevidéu deve dar espaço a outras cores. Uma multidão de torcedores do Peñarol é aguardada para a abertura das bilheterias para a decisão da Copa Libertadores, contra o Santos. Na última semana, cerca de 35 mil ingressos foram vendidos, mas só para associados. O atacante Diego Forlán receberá homenagem no Estádio Centenário.
Comentários