O ministro de Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, exigiu neste domingo à comunidade internacional que force Israel a aderir ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNPN), que obrigaria este estado a revelar seu programa atômico militar.
Em discurso na 2ª Conferência Internacional de Desarmamento Nuclear organizada por Teerã, o ministro ressaltou que a existência do programa israelense "é o único obstáculo para a materialização de um Oriente Médio livre de armas de destruição em massa". "Para que possa alcançar a estabilidade no Oriente Médio, a comunidade internacional deve obrigar Israel a unir-se ao TNPN e a autorizar inspeções em suas instalações nucleares", ressaltou Salehi.
"O regime israelense tem diferentes tipos de armas de destruição em massa e é a principal causa de ameaça na região. É o único obstáculo para a criação de um Oriente Médio livre dessas armas", reiterou diante dos representares de 50 países.
Salehi criticou os Estados Unidos, principal aliado de Israel na região, quem acusou de ser "o maior violador do TNPN". Grande parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos e Israel à frente, acusam o Irã de esconder, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e ambições bélicas cujo objetivo seria adquirir armas atômicas, alegação que Teerã nega
Comentários