Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 12 de Junho de 2011 às 11:30

    Imprimir


AP
Maia acabou sofrendo com o bom jogo de wrestling de Muñoz
Maia acabou sofrendo com o bom jogo de wrestling de Muñoz

O brasileiro Demian Maia perdeu para o americano Mark Muñoz na noite deste sábado, no UFC 131, realizado em Vancouver, no Canadá. Em decisão unânime do árbitros (29/28, 29/28 e 30/27), o atleta de origem filipina impôs o primeiro resultado negativo ao atleta nacional no período de um ano - o último revés de Maia havia sido em abril de 2010, justamente para o compatriota Anderson Silva, na 112ª edição do evento, em confronto que valeu o cinturão da categoria dos médios.

Demian Maia iniciou o combate encontrando a distância ideal do adversário e conseguiu dominar o americano no primeiro round. O brasileiro conseguiu bons golpes e controlou o ritmo de Muñoz, que tomou a atitude de partir para cima do paulistano somente nos segundos finais; estratégia controlada pelo atleta nacional.

No segundo round, Muñoz, apagado durante a primeira parte da luta, conseguiu encaixar um ótimo golpe no início da parcial, desequilibrando o brasileiro. O americano de origem filipina conseguiu impor o jogo de wrestling e comandou a parcial. Maia, por outro lado, ficou boa parte do tempo sob o rival, dominante no jogo de chão.

A pressão imposta por Muñoz no segundo round fez a diferença na parcial de desempate. Melhor no jogo de chão e mais inteiro fisicamente, o americano conseguiu dominar o brasileiro, até mesmo no jogo em pé, marca positiva de maia no início do embate. Consequentemente, a maior atividade do atleta de origem filipina convenceu os juízes no momento de definir o vencedor.

O card principal do evento canadense iniciou com um combate dominado por um lutador: o americano Donald Cerrone. Diante do brasileiro Vagner Rocha, o "cowboy", como é conhecido, abusou dos chutes nas pernas do adversário e derrotou o lutador nascido no Rio de Janeiro de maneira unânime (30/27, 30/27, 30/26).

Apostando na luta em pé, Cerrone evitou todas as tentativas de queda do brasileiro, que buscava derrubar o adversário para aplicar o jogo de chão. No ataque, o americano abusou dos chutes baixos e conseguiu quebrar a base de Rocha, que acusou dores na perna esquerda e não conseguiu se apoiar para trocar golpes com o rival.

As dores na perna do brasileiro transformaram o combate e decretaram uma tranquila vitória de Cerrone. Sem base, Rocha buscou ainda mais o jogo de chão, mas a lesão impediu o atleta carioca de modificar o panorama da luta. Resultado: vitória tranquila do "cowboy", que acumulou o segundo triunfo no UFC, em dois embates.

A luta seguinte apagou o constrangimento do domínio total de Cerrone no combate de estreia. Em um confronto de trocação aberta, o americano Dave Herman nocauteou o norueguês Jon Olav Einemo, aos 3min19 do segundo round, após intensa troca de golpes e variação de possibilidades dentro do octógono.

Pouco antes de conseguir a vitória, Herman sofreu uma sequência de golpes do adversário europeu e por pouco não caiu. Ainda tonto por causa da pancada, o americano acertou uma linda esquerda e derrubou o adversário, também quase inconsciente por causa das seguidas trocas de golpes nos dois rounds.

Caído, Einemo não conseguiu responder aos golpes do adversário, situação que obrigou a interrupção da luta. O triunfo sacramentou a ótima estreia de Herman no principal evento de MMA do planeta.

Lutador apaga com os olhos virados no card preliminar

Um susto marcou o card preliminar do UFC 131. Na luta que antecedeu o evento principal, o Yves Edwards, de Barbados acabou nocauteado pelo canadense Sam Stout, logo a 3min52 do primeiro round, em confronto válido pela categoria dos leves. Na queda, o lutador caribenho apagou e permaneceu alguns segundos caído no octógono com os olhos virados , preocupando o público presente na Rogers Arena, em Vancouver.

As fortes imagens do atleta nocauteado acabaram cortadas rapidamente pela transmissão, que mudou o foco das câmeras para a comemoração do vencedor. Tal atitude causou uma grande dúvida no público sobre o real estado de Edwards após o espetacular nocaute aplicado por Stout.

O cenário preocupante, entretanto, acabou minimizado por Dana White segundos depois, por intermédio do Twitter. O presidente do UFC utilizou o microblog para assegurar a recuperação do lutador de Barbados, que, segundo relatos, deixou o octógono andando normalmente.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88050/visualizar/