Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Junho de 2011 às 15:06
Por: Hevandro Soares

    Imprimir


O Auditório do Tribunal do Júri no Fórum de Rondonópolis ficou praticamente lotado na noite desta quinta-feira (9). Entre mães, alunos e autoridades, além de profissionais do Direito e Educação, a expectativa era a palestra ministrada por Fernando Gallego Dias denominada “As consequências e os prejuízos do Trabalho na Infância”, promovida pelo Ministério Público do Trabalho. Porém, todos foram premiados além da boa explanação de Gallego, com apresentações artísticas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti.

A discussão da noite permeou sobre o trabalho infantil como uma triste realidade em países menos favorecidos social e economicamente como é o Brasil. No entanto com a evolução mais do que visível da nação, além da conscientização quanto aos direitos humanos e programas intensivos de apoio a criança, este quadro está sendo combatido com braços cada vez mais fortes. Situação mais do que emergente segundo o palestrante da noite “Veja que é uma bola de neve. A criança não capacitada, pelo fato de partir para a mão de obra, obtém uma deficiência de formação. Essa situação vai se refletir em um prejuízo de competição no resto da sua vida” definiu.

Outro foco importante argumentado pelo estudioso foi os prejuízos com a saúde da criança “Alguns dos grandes problemas é que muitos dos trabalhos de exploração são em áreas como a de mineração, onde esses menores ficam expostos a contaminação de metais pesados como o chumbo, e assim comprometem seu organismo” diz Gallego.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, esteve presente junto a profissionais do Peti. Inclusive o programa do Governo Federal se mostra como uma das principais armas para o amparo de crianças e jovens brasileiros. Na cidade ele é gerido pela pasta e atende alunos de 6 a 16 anos, aproximadamente 1.350 participantes, em contra turno escolar oferecendo esporte, lazer e cultura.

Um preenchimento de bom conteúdo para o dia a dia por meio do Peti, é o principal objetivo segundo Neuma “É com esse apoio que vamos fazer cidadãos preparados e uma sociedade mais justa” defini a secretária.

No palco do Tribunal alunos do Programa de Erradicação, momentos antes da palestra, mostraram um pouco de suas atividades. Um teatro e duas apresentações musicais encheram as mães de orgulho que na plateia acompanhavam “Eu nunca deixei minha filha trabalhar e estudar, e depois do Peti ela virou outra pessoa” disse a dona de casa Berenice de Oliveira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88263/visualizar/