Cinzas continuam sobre a Argentina e afetam voos no Cone Sul
Pelo segundo dia seguido, Buenos Aires (Argentina) amanheceu com o céu tomado pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, que causaram transtornos nesta semana em voos de todo o Cone Sul.
Os aeroportos de Ezeiza (na região metropolitana da capital) e Aeroparque (na região central) continuam fora de operação. Desde a madrugada de ontem todas as decolagens e partidas estão canceladas.
A previsão do serviço nacional de meteorologia é que a nuvem de cinza permaneça no céu de Buenos Aires à tarde, com uma melhora no tempo somente à noite.
Já no Brasil, a FAB informou hoje que a nuvem de cinzas decorrente do vulcão ocupa 70% do Rio Grande do Sul. Se mantidas as atuais condições meteorológicas, a nuvem poderá ingressar em Santa Catarina.
Ontem (9) os aeroportos da capital argentina ficaram fechados durante todo o dia. Mais de 300 partidas e decolagens foram canceladas, afetando voos também no Brasil, Chile e Paraguai. O aeroporto de Montevidéu, que ficou fechado durante todo o dia de ontem, também está sem operar nesta sexta-feira.
A cinzas do Puyehue já havia afetado a região na última terça-feira. O vulcão, no sul do Chile, entrou em erupção no sábado, a maior desde 1960.
Quase uma semana depois, as autoridades chilenas mantêm o alerta vermelho para a ocorrência de novas erupções. O vulcão ainda segue ativo.
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile emitiu comunicado sobre a situação. "[O vulcão] segue registrando um sinal contínuo de tremor associado ao processo de desgasificação, com a saída de material até a superfície, o que é observado de forma permanente desde o início do processo eruptivo".
Ainda segundo o órgão, a "atividade sísmica mostrou um leve aumento", registrando ocorrências como tremores e leves explosões.
BRASIL
Até as 9h50 desta sexta-feira, a Infraero registrava cancelamento de 100% das chegadas previstas para o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Já entre as partidas programadas, 30 das 31 tinham sido canceladas. A previsão é de que não ocorram pousos e decolagens, ao menos, até as 12h.
No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP, a Infraero registrou 11 partidas internacionais canceladas --para Buenos Aires, Lima e Montevidéu- e três chegadas internacionais canceladas, sendo todas de Montevidéu
Ainda em Cumbica foram cancelados quatro voos que iriam para Porto Alegre e um outro que chegaria da capital gaúcha.
Em Santa Catarina, a Gol, que havia cancelado os voos na região, restabeleceu na manhã de hoje operações em Florianópolis, Navegantes e Joinville. A companhia afirmou entretanto que os voos da empresa que chegariam e sairiam de Porto Alegre, Caxias do Sul e Chapecó permanecem cancelados.
A Gol acrescentou ainda que seu voos de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai) permanecem cancelados, devido ao avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo dessas regiões.
Comentários