Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 10 de Junho de 2011 às 10:02

    Imprimir


Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), em parceria com diversas entidades, promove uma caminhada contra o trabalho infantil. O evento ocorre amanhã (11), com concentração às 7h30, no estacionamento do parque aquático da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A programação também inclui apresentações culturais das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá e de Várzea Grande, das alunas do programa Municipal Siminina, e da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) e da UFMT. A intenção é fortalecer e integrar os parceiros no sentido de aprofundarem as ações de combate à exploração da mão de obra infantil.

A meta da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é alcançar 10 mil crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho em todo o Brasil ainda este ano. A região Centro-Oeste já conseguiu atingir a meta trimestral e está próxima de alcançar 50% da meta anual. Para o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda, a união das diversas instituições e da sociedade civil é fundamental para cumpri-la. “Quanto mais multiplicadores envolvidos na conscientização sobre a importância da erradicação do trabalho infantil na escola, mais efetiva será a proteção dos direitos das crianças”.

A coordenadora do Peti de Várzea Grande, Solange Marques, acredita que o objetivo será alcançado. “Todos os anos realizamos atividades para celebrar esta data e este ano estamos todos unidos para este grande evento de sensibilização contra o trabalho infantil”. O papel dos empreendedores nesse processo, de acordo com o superintendente do Serviço Social da Indústria em Mato Grosso (Sesi-MT), José Carlos Dorte, é determinante. “Chamamos a atenção das empresas para que cumpram a Lei e repudiem qualquer forma de trabalho irregular, especialmente a exploração de crianças”.

A caminhada está em consonância com o mote da campanha nacional "Trabalho Infantil. Deixar de estudar é um dos riscos". Segundo a 1ª secretária do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), outro parceiro da iniciativa, Silvana Silva, o combate ao trabalho infantil está diretamente ligado à Educação. "Especialmente a campanha deste ano, que destaca a importância da permanência de crianças e jovens na sala de aula".

Parceiros - Além das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande (Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano), da UFMT e do Sintep/MT, o evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em especial do Sesi; Organização Internacional do Trabalho (OIT); do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP); Unimed Cuiabá; e entidades ligadas ao Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti-MT).
Confira o convite e a programação da caminhada.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação
 
Serviço:
O que - Caminhada contra o trabalho infantil
Quem - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT) e diversas entidades e instituições públicas e privadas
Quando - Neste sábado (11/06), a partir das 7h30
Onde - Concentração ocorre no estacionamento do Parque Aquático da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88311/visualizar/