Banco Central Europeu mantém taxa básica em 1,25%
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira manter sua taxa básica de juros em 1,25%, como previa o mercado.
O BCE esperará assim pelo menos até julho para avaliar de novo sua taxa básica, quando o mercado espera que a taxa seja aumentada.
A instituição europeia informou em Frankfurt que manteve também a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro a outros bancos por um dia, em 2%, e a facilidade de depósito, pela qual remunera o dinheiro, em 0,5 %.
O BCE considera que existem riscos inflacionistas a médio prazo, razão pela qual subiu de forma moderada a taxa de juros em abril, pela primeira vez em quase três anos.
O Banco da Inglaterra também manteve sua taxa básica em 0,5%, vigente há mais de dois anos, e a suspensão de seu programa de compra de ativos, na reunião mensal do comitê de política monetária realizada nesta quinta-feira em Londres.
O Banco reduziu em marco de 2009 a taxa básica ao menor nível histórico e desde então a manteve neste patamar, apesar das crescentes pressões devido a uma forte inflação que disparou em abril a 4,5% em ritmo anual, um recorde em dois anos e meio.
Já o Banco Central da Polônia (Narodovy Bank Polski) aumentou ontem sua taxa pela quarta vez no ano, chegando a 4,5 %, diante da alta da inflação.
Comentários