Bovespa opera instável na abertura; dólar vale R$ 1,58
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) oscila sem tendência firme nos primeiros negócios desta quinta-feira. Analistas acreditam que, tendo em vista as quedas recentes, investidores se animem a retomar as compras. No front externo, no entanto, EUA e Europa não fornecem notícias animadoras.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, recua 0,04%, aos 63.005 pontos. Ontem, a Bovespa fechou em queda de 0,29%.
Na Europa, a Bolsa de Londres cai 0,01%; em Frankfurt, o índice Dax tem leve alta de 0,31%.
O dólar comercial é negociado por R$ 1,587, em alta de 0,25%. A taxa de risco-país marca 177 pontos, número 0,56% acima da pontuação anterior.
Ontem à noite, o Comitê de Política Monetária ajustou a taxa básica de juros do país de 12% para 12,25% ao ano, em linha com as expectativas do mercado financeiro.
O Departamento de Trabalho dos EUA contabilizou 427 mil solicitações de auxílio-desemprego até a semana passada. Economistas do setor financeiro projetavam uma cifra na casa de 423 mil.
Ainda no front externo, o Banco Central Europeu revisou para cima suas projeções de inflação para os países da zona do euro neste ano -- em vez de 2,3%, agora essa autoridade monetária espera uma taxa de 2,6%. Para 2012 foi mantida a previsão de 1,7%.
O titular do BCE, Jean-Claude Trichet afirmou que o banco exerce "uma forte vigilância" contra a inflação, o que foi interpretado por analistas como um indício de que os juros da região devem subir no próximo mês.
Comentários