Nova Olímpia ganha Casa da Costura
Um importante mecanismo de geração de emprego e renda começou a funcionar em Nova Olímpia na manhã de ontem (terça-feira, 07), com a inauguração da Casa da Costura, que torna-se realidade no município através da parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social e o Instituto Mato-grossense do Algodão-IMAmt, mantenedor do projeto Japuíra.
A inauguração ocorreu em clima de festa, reunindo autoridades políticas como o prefeito Dr. Francisco de Medeiros, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Maria José de Lima Medeiros (Zezita), vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e associações, diretores de escolas, beneficiárias da Casa da Costura e familiares, populares, o coordenador do Projeto Japuíra, Osmar Rodrigues de Souza e os instrutores do IMAmt.
A Casa da Costura atenderá de imediato, 20 pessoas que estão sendo qualificadas para a costura industrial, bem como a manutenção dos equipamentos. O curso iniciado na tarde de ontem terá duração de 90 dias. Conforme observou a secretária Zezita, após serem qualificadas, as mulheres da Casa da Costura vão produzir para uma fábrica situada no Estado de Santa Catarina e
consequentemente receber por produção.
Osmar de Souza observou que o prefeito e a primeira dama de Nova Olímpia estiveram em Cuiabá colocando o município como parceiro do Projeto. “Demonstraram interesse em fazer o projeto funcionar, gerando emprego e renda para a comunidade”, disse Osmar de Souza, salientando que é através de iniciativa como essa que o IMAmt traz a estrutura do Projeto. Ele comentou que além das 18 máquinas, o Instituto fornece os instrutores para a qualificação da mão de obra e ainda, dará assessoria no decorrer do programa.
“É uma satisfação muito grande e estamos felizes por inaugurar este projeto de emprego e geração de renda”, citou a primeira dama Zezita, lembrando que a Casa da Costura surge como o resgate da Associação das Costureiras implantada no primeiro mandado do prefeito Francisco e que por motivos diversos, não teve continuidade. Ela pediu as mulheres da Casa da Costura que se dediquem e façam dela uma profissão. “A costura industrial é de grande valia, principalmente quando vemos a falta de mão de obra qualificada para esse setor. Vamos apoiar e fazer o que for preciso para que a nossa Casa da Costura seja um sucesso”, enfatizou a secretária.
Por sua vez, o prefeito Francisco parabenizou a parceria entre a secretaria de Assistência Social e o IMAmt, que na sua opinião vai fazer a diferença na vida de várias famílias. Medeiros comentou que se a Associação das Costureiras ainda existisse, Nova Olímpia poderia ser hoje um município exportador de peças de vestuários. “Mas, estamos de novo fazendo a nossa parte, acreditando em um projeto que tem tudo para dar certo. E não tenho dúvidas que em breve, vamos reconquistar o tempo perdido”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Comentários