Cargill inaugura centro de tecnologia em Campinas
A Cargill inaugurou na última segunda-feira (6), em Campinas (93 km de São Paulo), o primeiro centro de tecnologia e inovação de alimentos do grupo na América Latina. A unidade recebeu investimentos de R$ 20 milhões.
No local, funcionarão sete laboratórios. Cinco serão destinados a áreas de produção específicas (bebidas, panificação, confeitos, comidas de conveniência e derivados de leite).
Os outros dois estudarão alternativas no desenvolvimento de aromas e sabores e ingredientes para produção de papel e têxteis. O centro realizará também testes com consumidores.
"Se um cliente quiser fazer bombons mais crocantes, ele traz esse desafio e, juntos, pensamos o processo fabril e criamos aplicações", afirma o presidente da Cargill no Brasil, Marcelo Martins.
De acordo com ele, a empresa já atendia a essas demandas, mas precisava realizar transações entre as fábricas, deslocar profissionais e insumos. "Fizemos uma autocrítica e vimos que a fragmentação estava dificultando a capacidade de resposta, o que agora ficou mais rápido e eficiente", disse.
A Cargill possui centros de inovação na Europa, Ásia e Estados Unidos, mas optou por investir na América Latina por conta do crescimento do mercado. Segundo dados da empresa, o setor de alimentos faturou R$ 300 bilhões no Brasil em 2010.
"Verificamos a dinâmica desse mercado e as necessidades dos clientes, que precisam de mais soluções em áreas como segurança alimentar e sustentabilidade", afirmou a diretora de tecnologia da Cargill para Europa, Carmen Arruda, responsável pelo centro.
Em quatro anos, o número de projetos solicitados à Cargill cresceu 50%, de acordo com Arruda. A meta da empresa é que 5% do crescimento do próximo ano ocorra por conta dos novos serviços.
Comentários