Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 06 de Junho de 2011 às 22:02
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


Uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso deve vir a Sinop nos próximos dias para fazer uma análise mais aprofundada da situação das escolas estaduais no município e ver a possibilidade de atender às reivindicações da comunidade escolar feitas no último fim de semana, ao governador Silval Barbosa, durante a primeira edição do Gabinete Itinerante, montado no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Ao menos essa foi a garantia que Silval deu aos vereadores de Sinop que lhe entregaram diversas reivindicações de melhorias para as escolas estaduais de Sinop.

“A reunião foi bastante positiva e o governador nos garantiu que vai fazer o possível para atender aos nossos pedidos. Também disse que está prevista a construção de mais três escolas estaduais para Sinop e que o problema da escola Ênio Pipino [que está com a reforma paralisada desde 2008] será resolvido. Ele disse para os secretários resolverem essa questão, é isso que ele quer, que se resolva o problema”, comemorou o presidente da Câmara, Remídio Kuntz, que esteve acompanhado, na reunião, por todos os demais parlamentares de Sinop.

Durante o Gabinete Itinerante, o governador se reuniu com diversas entidades de Sinop, entre elas, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), reunião viabilizada pelos vereadores. Entre os assuntos, a inclusão definitiva de um terço da hora atividade da categoria no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), recém aprovado pela Câmara, mas, com a condição, segundo o sindicato, de que o estado assuma, no mínimo, quatro mil alunos da rede estadual, para que o município tenha fôlego financeiro e possa arcar com as reivindicações da classe.

“O governador garantiu que o Estado pode sim assumir esses alunos, mas um estudo terá de ser feito antes disso e novas escolas serão construídas, incluindo essas três novas escolas que ele anunciou. Foi um encontro muito bom, saímos bastante otimistas da reunião”, salientou Kuntz.

Na pauta de reivindicações, os vereadores cobram melhorias para oito escolas estaduais do município.

Para a escola Ênio Pipino, no Centro, foi solicitado o término da reforma que está parada desde 2008; um transformador com alta potência para o pátio da escola; mesas para o refeitório; e 250 carteiras, sendo que esse pedido foi feito há mais de um ano.

Para a escola Rosa dos Ventos, no bairro Jardim Imperial, foi solicitada a reforma e ampliação do prédio. Para a escola João Pissinati Guerra, no Jardim Primaveras, a contratação de mais um coordenador(a) pedagógico(a), pois o coordenador que há no momento não tem condição de atender às 26 turmas da unidade escolar; reforma do prédio, sendo que essa é uma promessa de seis anos; e banheiros e rampas para deficientes físicos.

Para a escola Edeli Montovani, no bairro Jardim São Paulo, foi solicitado policiamento no período noturno, para segurança dos alunos e pessoas que trafegam próximo a escola; e estacionamento na lateral da escola. Para a Nilza de Oliveira Pipino, no Centro, foi solicitada a construção de vestiário com banheiro na quadra; reforma nas salas de aulas; e reforma na cantina e no almoxarifado.

Para a Paulo Freire, foram solicitadas carteiras para os alunos; pintura interna e externa do prédio; reforma e ampliação dos banheiros; e reforma na rede elétrica do prédio. Para a escola Cleufa Hubner, foi solicitada a construção do prédio próprio para a instituição, uma vez que a escola funciona em prédio alugado e pequeno e precário para atender às necessidades da comunidade escolar.

Já para a escola Renee Menezes, no Camping Club, a lista de reivindicações foi bastante ampla, uma vez que a escola atende um grupo específico de alunos que fica distante do centro da cidade.

- Construção de um abrigo para que os alunos possam esperar o ônibus;

- Iluminação em torno da escola, pois, o local onde os alunos ficam para esperar o ônibus escolar não tem iluminação;

- Salas de aulas climatizadas, laboratório e todas as dependências da administração da escola;

- Agente de pátio para segurança dos alunos que chegam cedo, uma vez que a maioria dos alunos é da zona rural;

- Reforma do telhado da escola;

- Computadores novos para a secretaria, direção, coordenação, sala de professores e sala de articulação;

- Carteiras para as quatro salas de aula recém construídas que estão sem carteiras;

- Mesas nas salas de aula para uso dos professores, sendo um total de 12 mesas;

- Um aparelho de data show e telão para apresentação de trabalhos e palestras realizadas na escola;

- Armários para as salas de aula, sala de professores e sala de articulação;

- Três bandeiras, do Brasil, Mato Grosso e de Sinop;

- Estrutura para a biblioteca da escola, já que as prateleiras foram feitas com madeiras doadas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88795/visualizar/