O ex-presidente peruano Alejandro Toledo declarou no último domingo domingo que irá cumprimentar o nacionalista Ollanta Humala pela virtual vitória no segundo turno das eleições presidenciais no Peru e lembrou que o partido será um "ciumento vigilante da democracia".
Em declarações feitas no escritório de seu partido, Toledo afirmou que "venceu a memória da marcha dos Cuatro Suyos", em referência à mobilização que liderou no ano 2000 contra a irregular segunda reeleição de Alberto Fujimori, pai da candidata que enfrentou Humala neste domingo, Keiko Fujimori.
Toledo, que respaldou Humala no segundo turno após ser derrotado no primeiro, declarou neste domingo que "o povo peruano se pronunciou pela mudança, optou por um crescimento econômico com inclusão social". "Acreditamos que o novo Governo cumpra o prometido. A tarefa de nosso partido, pela governabilidade e paz social, é contribuir para uma meta que seja viável", ressaltou o ex-presidente.
Embora ainda não tenha sido feito o pronunciamento oficial das instituições eleitorais, Toledo anunciou que irá parabenizar o novo presidente nos próximos minutos. Já a presidente do Conselho de Ministros, Rosario Fernández, disse que o Governo pretende esperar a proclamação oficial do resultado antes de se pronunciar sobre o sucessor de Alan García e, em tal sentido, pediu que se aguarde o anúncio oficial com prudência e serenidade.
Comentários