Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Junho de 2011 às 02:38

    Imprimir


A grande presença de moradores para o ato de aclamação da diretoria da Associação de Moradores do bairro Morada do Ouro 2 em Cuibá, na noite de sexta-feira (3), foi motivo de referência na fala de Beatriz Viana, diretora jurídica da Ucamb - União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros, quando o advogado Jaime Osmar Rodrigues foi reeleito para o período 2011/2014. Na ocasião, outros 20 bairros promoveram ato idêntico de aclamação de diretorias em casos de fundação, reativação e eleição da Nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal -  onde não há disputa e apenas uma chapa foi inscrita. Até o final de junho um total de 200 bairros da Capital participarão das eleições da entidade e  vai envolver aproximadamente 200 mil eleitores. É a maior eleição  comunitária da história do Brasil, e que onde houver disputa será utilizada a urna eletrônica.

"Em casos onde há apenas uma chapa inscrita pode-se considerar alguns aspectos, como desinteresse de participação dos moradores ou reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela diretoria em curso. Mas, como o caso aqui do Morada do Ouro 2 onde há a presença surpreendente de moradores em um ato simples de aclamação, significa que além de ter seu trabalho aprovado, o presidente que está sendo reeleito [Jaime Osmar Rodrigues] está também contando com a efetiva participação da comunidade, o que é de se destacar" - disse Beatriz Viana diante de uma platéia de aproximadamente 120 pessoas. O bairro tem cerca de 200 moradias e faz parte da Cohaut - Cooperativa Habitacional de Mato Grosso. Beatriz destacou as mudanças na legislação sobre direção de associações de moradores, onde o novo Código Civil traz a associação  a legitimidade para atuar também como gestora de recursos públicos, o que entretanto, exige rigores no processo de administração das entidades. "As associações terão que cumprir o crivo de regras e formalidades que exigem os órgãos municipais, estaduais e principalmente federais e, portanto, estarem legalmente funcionando".

Eleito em 2007 sob a promessa de contribuir para a regularização dos imóveis do bairro através da Coaut, que há mais de dez anos vinha se definhando e correndo o risco da cooperativa ser extinta, o presidente reeleito do Morada do Ouro 2, Jaime Osmar Rodrigues, acabou também assumindo a sua presidência e conseguiu em dois anos praticamente sanear a cooperativa e obter a Escritura Pública da área, que poderia se transformar em área comunitária.

Desenvolvendo um trabalho paralelo entre associação de moradores e presidente da Cohaut, Jaime relatou algumas conquista para o bairro. "Mas talvez a maior foi a conquista da auto-estima com a obtenção da escritura dos imóveis que há 15 anos estava imperrada e sob o risto de todos perderem seus patrimônios" - disse Jaime no ato de posse.

Ele agradeceu às pessoas do passado que acreditaram no trabalho da Associação e ficou emocionado com a quantidde de pessoas no momento da aclamação. Enalteceu a colaboração das pessoas da nova chapa, inclusive a nova vice, a Maura, e entizou que o trabalho está apenas começando. "Vamos dar sequência na concretização de nossos sonhos, trazendo praças, unidade de segurança, de saúde e bem-estar aos moradores" - frisou Jaime Rodrigues.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88931/visualizar/