Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Junho de 2011 às 16:37

    Imprimir


Centenas de pessoas se concentraram neste domingo em frente à embaixada da China em Hanói para protestar contra a política externa de Pequim sobre as ilhas Spratly, considerada pelos manifestantes uma violação da soberania do Vietnã.

Segundo a rádio estatal vietnamita, os manifestantes gritavam palavras de ordem e exibiam cartazes acusando a China de "invadir" o arquipélago, um território rico em recursos naturais localizado no Mar da China Meridional, disputado também por Brunei, Filipinas, Malásia e Taiwan.

Não houve incidentes no protesto. A Polícia demorou cerca de 30 minutos para dispersar os participantes, que se dirigiram em seguida ao lago Hoan Kiem para continuar a manifestação.

O protesto foi convocado depois que, no dia 26 de maio, um navio patrulheiro chinês teria atacado uma embarcação científica vietnamita que fazia trabalhos de prospecção sísmica nas ilhas Spratly, sob cujas águas há jazidas de gás natural e petróleo.

O ministro da Defesa chinês, general Liang Guanglie, ressaltou neste domingo em Cingapura que seu país não representa uma ameaça para a paz e a segurança na Ásia e jamais buscará impor pelas armas sua política externa, nem mesmo a soberania sobre as Spratly.

Liang destacou que a China nunca pôs em perigo a navegação marítima ao redor do arquipélago.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88974/visualizar/