Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Junho de 2011 às 14:58

    Imprimir


A Organização dos Estados Americanos (OEA) assinou no sábado (04) um acordo com a Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol) para fortalecer a luta contra o crime, a insegurança e a violência no continente. O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, disse que o acordo, assinado em San Salvador no marco da 41ª Assembleia Geral da OEA, busca "trabalhar em conjunto" e combinar os esforços de capacitação e gestão para enfrentar a criminalidade.

Insulza destacou que os policiais das Américas têm muita experiência no trabalho conjunto e assinalou que a intenção é "aproveitar esse conhecimento e essa experiência". Leandro Daiello Coimbra, presidente da Ameripol e diretor-geral da Polícia Federal (PF) brasileira, assinalou que o acordo permitirá combater cada vez melhor o crime internacional.

A Ameripol é composta por forças policiais de países americanos, entre as quais se encontram as polícias federais do Brasil, da Colômbia e do México, assim como o Departamento Antidrogas dos Estados Unidos (DEA). O organismo manifestou seu interesse de se aproximar da OEA e este seria um primeiro passo.

El Salvador irá sediar a Assembleia Geral da OEA de domingo a terça-feira - cujas discussões estarão centradas na segurança civil - e a reunião da Ameripol, na segunda-feira. Prevê-se que, nos próximos meses, a OEA promova debates sobre como o organismo pode ajudar a coordenar as ações policiais do hemisfério.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88983/visualizar/