Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Junho de 2011 às 07:12

    Imprimir


A Advocacia-Geral da União (AGU) lança, na próxima segunda-feira (06/06), o Programa AGU Brasil, na Rádio Justiça, veículo de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF). O programa tem duração de cinco minutos e será transmitido de segunda a sexta-feira, às 13h30, logo após o principal noticiário da emissora, o Jornal da Justiça 2ª Edição. O AGU Brasil ainda será reprisado às 23h.

Para o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, "esse espaço é um resultado muito positivo conquistado pela instituição que permite à Advocacia Pública participar com voz ativa e presente dos debates nacionais".

Adams ressaltou que o Direito no Brasil é um tema de interesse de todo cidadão e não apenas de advogados, promotores e juízes. "Hoje, se debatemos questões publicamente na imprensa sobre Belo Monte, por exemplo, se é constitucional e é legal, esse debate não está mais restrito ao gabinete, está no seio de toda sociedade. A AGU tendo seu espaço próprio na mídia, participa e apresenta aspectos importantes para esse debate, apresenta sua voz. Essa é uma conquista essencial não só para a AGU, que tem seu espaço reconhecido e respeitado, mas para a sociedade, que tem mais um interlocutor a quem ouvir sobre temas tão relevantes", destacou. Segundo ele, a parceria com a Rádio Justiça foi fundamental para a realização desse novo trabalho. "Desde a idealização até a execução do projeto de rádio, a AGU contou com o apoio e a colaboração da Secretaria de Comunicação Social do STF, principalmente da coordenadora da Rádio Justiça, Juliana Batista".

Os ex-Advogados-Gerais Gilmar Mendes e Antônio Dias Toffoli também destacaram a importância do lançamento do programa. "Divulgar as ações e os afazeres da Advocacia-Geral da AGU através dos meios de comunicação do Poder Judiciário, que é a Rádio Justiça e tenho certeza que em breve estará também indo para TV Justiça, é fundamental para que esse importante ator do cenário político nacional mostre à população a sua atuação, para que tenhamos um duplo efeito, tanto a população saber o que a AGU faz, para poder fiscalizar, e a AGU ao mostrar sua belíssima atuação na defesa do estado Brasileiro, também se abrir para poder ser conhecida", afirmou Toffoli.

Gilmar Mendes salientou que "é extremamente importante a presença da AGU no sistema de comunicação do Judiciário, trazendo a sua atuação, divulgando as suas ações, propondo ou assinalando a opção de sua defesa e até mesmo as decisões que são tomadas no sentido de reconhecer os direitos do cidadão, por exemplo, com a edição das súmulas da AGU, a orientação para que não mais recorra, para que se faça acordos ou transações no âmbito do Estado".

Para a Supervisora de Jornalismo da Rádio Justiça, Juliana Batista, "o programa AGU Brasil será um acréscimo à programação da Rádio Justiça. Nosso objetivo diário é levar informação e cidadania aos nossos ouvintes e dar transparência às ações do Poder Judiciário e aos órgãos que se relacionam diretamente com ele, como é o caso da Advocacia Geral da União. Na minha avaliação, é um ganho não só para a nossa grade, mas, principalmente, para a sociedade, que vai acompanhar as atividades da AGU mais de perto".

O Chefe da Comunicação Social da AGU, Adão Paulo Oliveira, ressaltou que mesmo uma estrutura limitada em recursos humanos e técnicos permite, com criatividade, ampliar as ferramentas de transparência que a instituição oferece à sociedade para controle dos princípios de eficiência e publicidade da Administração Pública. "A produção e edição de um programa de rádio já são possíveis com tecnologia de baixo custo. O desafio está sempre na qualidade do conteúdo e no formato dinâmico que um programa diário de radiojornalismo exige", completou.

Para Adão Paulo, a intenção é estabelecer parcerias com emissoras de rádio de todo o país para a veiculação do AGU Brasil. "As notícias da AGU relatam a atuação do órgão em todo o país e contêm um elevado grau de diversidade de assuntos, já que a instituição coordena tecnicamente a área jurídica de todo o governo e de todas as autarquias e fundações. Sempre teremos matérias relacionadas a diversos órgãos e regiões brasileiras e, portanto, de interesse público para outras emissoras além da Rádio Justiça", observou o chefe de Comunicação da AGU.

A estação da Rádio Justiça em Brasília (DF) é 104,7 FM. O programa ficará disponível no site www.radiojustica.jus.br e também, em breve, no site da AGU. A rádio ainda pode ser ouvida via satélite, pelo StarOne C2, frequência de descida 3674 MHz, polarização vertical, symbol rate 6666,17 Mbps, FEC 3/4, PID de Áudio 0350.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89159/visualizar/