Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Junho de 2011 às 04:27

    Imprimir


Processo Penal. Esse foi o tema do terceiro módulo do Curso para Jornalistas: “O Poder Judiciário em Pauta”, realizado ontem (02), na sede da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e, ministrado pela desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak.

Além de tratar alguns conceitos importantes da área penal, como a diferenciação de crime e pena, a magistrada ainda falou sobre os procedimentos para a apuração dos crimes contra a vida, como nos casos de homicídio, infanticídio, auxílio ao suicídio e abortamento.

A desembargadora também auxiliou os jornalistas a encontrarem com mais facilidade no Código Penal a tipificação de crimes, a exemplo daqueles praticados contra a pessoa, o patrimônio, a propriedade imaterial, os costumes, a família, dentre outros.

“Foi maravilhosa esta proximidade com esses profissionais, que estão sempre muito atentos”, disse a magistrada. “Uma pena não termos mais tempo para abordamos outros aspectos relacionados a essa área”, acrescentou.

A jornalista Lisânia Ghisi elogiou as abordagens, especialmente diante do contato direto com as pautas relacionadas a crimes, já que é repórter do caderno de Cidades do jornal Folha do Estado. “Achei maravilhoso principalmente porque a desembargadora falou numa linguagem bem comum e super fácil de entender e assim nos trouxe esclarecimentos sobre termos que usamos, às vezes erroneamente por falta de informação, em nossas reportagens”, revelou.

Além dos esclarecimentos sobre os procedimentos ligados aos crimes, a jornalista Michely Rosa de
Figueiredo, do site PNB Online e da Rádio CBN, também destacou o trato dado pela magistrada ao ilustrar os tipos de crimes. “Este módulo foi muito rico especialmente porque a desembargadora ilustrou a aula com diversos casos que foram julgados para que entendêssemos a correta aplicação dos conceitos ligados a essa área”. A jornalista ainda enalteceu as abordagens feitas em relação às especificidades do Tribunal do Júri. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89164/visualizar/