Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Junho de 2011 às 20:59

    Imprimir


A meta da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para 2011 é alcançar 10 mil crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho em todo o Brasil. Para isso, é preciso intensificar as ações de combate a esta prática. Com esse objetivo, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), com o apoio de diversas entidades, promove um seminário de capacitação, nos dias 13 e 14 de junho. Na ocasião, será apresentado um panorama do trabalho infantil, com dados da fiscalização do Estado e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

A abertura do seminário será às 8h, do dia 13 de junho, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cuiabá, localizado na Av. XV de Novembro, bairro Porto. Além disso, haverá uma caminhada, no dia 11 de junho, com concentração às 7h30, no estacionamento do parque aquático da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação também inclui apresentações culturais das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá e Várzea Grande, da Companhia das Artes e Associados (Cidarta) e da UFMT.

As iniciativas, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, contam com o apoio das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande; Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em especial do Serviço Social da Indústria (Sesi); Organização Internacional do Trabalho (OIT); Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT); UFMT; e entidades ligadas ao Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti-MT).

O objetivo do seminário é sensibilizar e capacitar profissionais de órgãos e instituições envolvidos na proteção dos diretos da criança e do adolescente. “Este panorama é um importante instrumento no processo de formação dos atores envolvidos, pois além dos dados, demonstrará quais atividades econômicas têm mais incidência da mão de obra infantil, em que condições as crianças se encontram. Enfim, é um apanhado geral da situação”, ressalta o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda.

A capacitação é voltada a auditores fiscais do trabalho, coordenadores de projetos, conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, monitores, e demais profissionais que trabalham com abordagem social nos Centros de Referência. “A intenção é fortalecer e integrar os parceiros no sentido de aprofundarem as ações de combate ao trabalho infantil”, acrescenta.

Quadro ainda preocupa - Apesar das ações de fiscalização e de campanhas voltadas à erradicação do trabalho infantil, esta realidade ainda está presente em todo o Brasil. Só de janeiro a abril de 2011, foram resgatados 152 crianças e adolescentes em situação de trabalho em Mato Grosso. É mais da metade do número registrado em 2010, de janeiro e dezembro, quando 280 jovens tinham a mão de obra explorada.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89185/visualizar/