Acionistas aprovam Francisco Valim para presidir Oi
Acionistas aprovaram o nome de Francisco Valim para ocupar a presidência da Oi.
De acordo com comunicado emitido pela empresa, Valim assumirá suas funções a partir de 1º de setembro. Ele irá substituir Luiz Eduardo Falco, que deixará a companhia no final de junho.
Até a chegada de Valim, o atual presidente do Conselho de Administração da TNL Participações, José Mauro da Mettrau Carneiro, assumirá interinamente a presidência da Oi.
O grupo de telecomunicações Oi quer simplificar sua complexa estrutura societária nos próximos 180 dias.
A proposta é unificar as bases acionárias do grupo, atualmente divididas em três companhias abertas e sete diferentes classes e espécies de ações negociadas, em uma única empresa com duas espécies diferentes de ações.
O plano marca mais uma tentativa do grupo de simplificar sua estrutura societária, que gera custos adicionais ao grupo e reduz liquidez e visibilidade das ações, e pretende concentrar as participações das empresas Oi na unidade Brasil Telecom, que será a única companhia listada em bolsa e terá seu nome alterado para "Oi S/A".
O grupo tentou em 2010 fazer uma simplificação de sua estrutura, mas o plano acabou barrado por acionistas minoritários da Brasil Telecom, que rejeitaram em julho do ano passado oferta para trocarem suas ações por papéis da Oi. Na época, a empresa promoveu cortes nas relações de troca inicialmente propostas depois de registrar despesas legais adicionais da Brasil Telecom.
A futura Oi S/A será controlada "exclusivamente pela Telemar Participações (TmarPart)".
Comentários