Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Junho de 2011 às 14:53
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Em negociação encerrada nesta quinta-feira (2), os sindicatos do setor da construção civil do Estado e a Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT) conquistaram reajuste de 16% sobre o piso salarial dos operários de canteiros de obras e 8% para os trabalhadores do setor administrativo.

A primeira faixa de aumento salarial vai beneficiar almoxarifes, apontador, encanadores, encarregados, meia colher, servente, vigia, armador, carpinteiro, eletricista, pedreiro e pintor.

Pelo acordo, as empresas também se comprometem, sem obrigatoriedade, a oferecer café da manhã e uma cesta básica. A obrigatoriedade foi uma das pautas de reivindicação da categoria, mas não se chegou a consenso sobre isso.

Mato Grosso conta com cerca de 20 mil trabalhadores da construção civil, que atuam em mais de mil empresas. Segundo o SINTRAICCM, apenas 20% delas oferecem café da manhã.

O reajuste significou reposição da inflação de 6.30% mais ganho real sobre o salário.  Os valores serão retroativos a maio, data-base da categoria.

Na avaliação de Joaquim Santana, presidente do SINTRAICCCM, a negociação foi positiva, mas as empresas precisam cumprir o que está acordado na Convenção Coletiva de Trabalho, o que, em muitos casos, não acontece.  “Muitas empresas, descumprem a lei. As terceirizações dos serviços no setor da construção civil dificultam ainda mais a fiscalização quanto ao cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho”, alegou.

Na reunião, também foi criada um grupo de discussão sobre questões relativas aos trabalhadores da construção civil, com representantes do Sinduscon, da FETIEMT e os sindicatos do setor da construção civil e mobiliário filiados à FETIEMT no Estado, além do SINTRAICCCM, os sindicatos dos municípios de São José do Rio Claro, Barra do Garças, Vera, Juara e da Região Norte do Estado. O grupo vai se reunir trimestralmente, discutindo, entre outros temas, as obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014.

Estiveram presentes os presidentes de sindicato Joaquim Santana (Cuiabá e Baixada Cuiabana); Olívio Almeida de Jesus (Barra do Garças); Éder Cordeiro Pessine (Região Norte); Márcio do Nascimento (Juara) e Nilce Tacone Bolonhezi (Vera), além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Mato Grosso (FETIEMT), Ronei de Lima.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89230/visualizar/