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Nacional
Quinta - 02 de Junho de 2011 às 14:57
Por: Rafaela Ribeiro

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Dezenas de empresas de pequeno porte que atuam nos setores automotivo e de petróleo e gás do Mercosul serão beneficiadas por dois projetos executados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI): o Focem Auto e o Focem P&G. As ações, que são cofinanciadas pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem), alcançarão essas cadeias produtivas no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai num prazo de dois anos.

No último dia 10 de maio, a Unidade Técnica do Focem aprovou os planos de aquisições dos dois projetos, que envolvem um total de mais de US$ 7,6 milhões (sendo US$ 5,8 milhões oriundos do Fundo e US$ 1,8 milhão da ABDI). “Os recursos serão utilizados para realização de consultorias, cursos e treinamentos, oficinas, mapeamentos e estudos de mercado, rodadas tecnológicas e de negócios, workshops e missões técnicas e comerciais”, informa a diretora dos projetos Focem Auto e Focem P&G, Patrícia Vicentini.

Os dois projetos fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Competitividade do Focem. “As atividades, que serão realizadas em coordenação com as ações de Petróleo e Gás e Automotivo da ABDI, proporcionarão parcerias importantes entre as empresas dessas cadeias produtivas no âmbito do Mercosul, com vistas a aumentar sua competitividade”, explica o diretor da ABDI, Clayton Campanhola.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) é o organismo supervisor da iniciativa no Brasil. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, o MDIC delegou à ABDI a missão de coordenar a gestão e execução das atividades.

Focem Auto
O Focem Auto visa fomentar o processo de adensamento e integração produtiva da cadeia automotiva do Mercosul – incluindo montadoras, máquinas agrícolas automotrizes e, em especial, a indústria de autopeças no bloco. A meta é fortalecer a competitividade de pequenos provedores de autopeças, viabilizar a substituição de importações extrabloco e aumentar as exportações através da capacitação tecnológica e o acesso a oportunidades de negócios das empresas.

Focem P&G
O Focem P&G é voltado a pequenas e médias empresas (industriais e prestadoras de serviços) que fornecem aos elos de exploração, produção e refino da cadeia de petróleo e gás do Mercosul. O objetivo é fortalecer esse setor produtivo do bloco a partir da qualificação, integração e complementação dessas empresas, em alinhamento com as demandas e necessidades das empresas-âncora dos países-membros.

Planos de aquisições
Os planos de aquisições do Focem Auto e Focem P&G estão disponíveis para consulta através dos links abaixo:
• Plano de Aquisições Focem Auto
• Plano de Aquisições Focem P&G

                    
Assessoria de Comunicação Social ABDI
Vacinação contra gripe supera meta nacional
Pais e responsáveis devem ficar atentos para a segunda dose de crianças com menos de 2 anos. Ela deve ser feita 30 dias após a primeira aplicação
O balanço parcial, desta quinta-feira (2), aponta que foi superada a meta da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até as 11h, foram vacinadas 24.340.342 pessoas, em todo o Brasil. O número representa uma cobertura nacional de 81,33% do público alvo da campanha, de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta era de 80%.

Na análise por grupo prioritário, a cobertura mínima também foi alcançada entre pessoas com mais de 60 anos (83%), crianças de 6 meses a menores de 2 anos (88,36%) e trabalhadores de saúde (94,77%).

A cobertura entre as gestantes estava em 53,26% e, entre os indígenas, 60,79%. É importante lembrar que, no caso das grávidas, deve-se considerar que o cálculo é feito com base no número de nascimentos durante todo o ano. Por isso, é preciso levar em conta as gestantes que deram à luz nos primeiros meses do ano, antes da vacinação, e as que vão engravidar após a Campanha.

Entre os indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. Trata-se de uma população que habita áreas remotas, de difícil acesso, e, por isso, os dados só são inseridos no sistema de informações depois que as equipes voltam das aldeias.

Os dados foram repassados ao Ministério da Saúde pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e devem sofrer alteração nas próximas semanas. À medida que estados e municípios incluam no sistema informações sobre doses já aplicadas, o percentual de cobertura nacional deverá aumentar.

ATENÇÃO PARA 2ª DOSE DAS CRIANÇAS - No caso das crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias), para garantir a proteção contra a doença, pais e responsáveis devem estar atentos e levá-las aos postos de vacinação para tomar a dose de reforço. Nessa faixa etária, a vacina é aplicada em duas meias doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. É importante levar o cartão de vacinação da criança, para atualização das doses aplicadas.

O Ministério da Saúde mantém a recomendação de que estados e municípios continuem a vacinação até chegar ao percentual de 80% para as populações alvo. Nos locais onde a campanha for adiada, as pessoas podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município ou estado, para saber o endereço e o horário de funcionamento dos postos de vacinação. Esta mesma orientação vale para os pais ou responsáveis por crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que precisam tomar a segunda dose da vacina.

Clique aqui para ver os resultados por UF

ANOS ANTERIORES – Veja abaixo a Cobertura final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em todo o país, nos últimos cinco anos:

2006 – 85,73%
2007 – 75,99%
2008 – 75,06%
2009 – 82,77%
2010 – 79,07%

PÚBLICO AMPLIADO – Em 2011, pela primeira vez, foram incluídos no público alvo da campanha as gestantes (em qualquer fase da gravidez), as crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde. Até o ano passado, a campanha era voltada para idosos (pessoas com 60 anos e mais) e indígenas, que continuam entre os grupos prioritários.

Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha distribuiu 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios. A vacinação ocorreu em mais de 33 mil postos de todo o país e mobilizou 240 mil profissionais de saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

OUTRAS FORMAS DE PREVENÇÃO – Adotar alguns hábitos de higiene também previne a gripe. Entre esses hábitos, estão: lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).






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