Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Junho de 2011 às 19:59

    Imprimir


Muito se comenta da estagnação econômica e consequente falta de empregos nos municípios. A ausência de postos de trabalhos é uma realidade desagradável e penosa para as famílias que necessitam ter pelo menos, na pior das hipóteses, o pão de cada dia e consequentemente a capacidade de viver condignamente.

Através da secretaria municipal de Assistência Social, órgão que por meio de seus programas e ações cuida essencialmente das famílias, principalmente aquelas menos prestigiadas pela sorte, a realidade, de imediato, 20 famílias vai mudar.

Isso porque, graças a uma parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão-ImaMT, entidade da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão-AMPA, a Assistência Social está implantando em Nova Olímpia, o Projeto Japuíra visando estimular a geração de empregos e qualificar mão-de-obra especializada, através de uma Cooperativa de Costureiras.

Nova Olímpia é o 20º município de Mato Grosso a ser beneficiado por esse projeto Japuíra. As máquinas de costura já chegaram e na terça-feira, dia 07, começa a qualificação de 20 pessoas que em 90 dias vão receber todo o treinamento para a costura industrial, bem como a manutenção dos equipamentos. No curso, elas receberão noções de coordenação motora, conhecimento sobre cada peça do principal instrumento de trabalho que é a máquina de costura, como projetar um modelo, entre outras técnicas até a produção e comercialização.

A secretária de Assistência Social e primeira dama, Maria José de Lima Medeiros, entusiasta de programas como este, recebeu na tarde do dia 31, o coordenador do Projeto Japuíra, Osmar Rodrigues de Souza, que trouxe 19 máquinas que já estão sendo instaladas na avenida Carlos Bezerra, no prédio ao lado da Igreja Assembléia de Deus.

Segundo informou o coordenador do programa, as máquinas são passadas em regime de comodato pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado por tempo igual. “O período de um ano, é o tempo que acreditamos ser suficiente para a Cooperativa poder caminhar com as próprias pernas”, disse Osmar de Souza.

Ele citou que após o treinamento, as mulheres cooperadas vão costurar para uma fábrica de Santa Catarina e consequentemente receber por produção. “Os jeans vem cortados e elas vão confeccionar as peças e remessar para a fábrica”, disse o coordenador, informando que além de produzirem para a fábrica, a Cooperativa poderá fazer suas próprias peças e buscar mercado de venda. “A ‘facção’ da fábrica é apenas uma garantia de renda imediata. Mas, nada impede que elas façam outra linha de produção, aumentando a renda da Cooperativa”, comentou.

A primeira dama salientou que o objetivo da administração ‘Trabalhando por Você’ é incentivar as costureiras na produção, atuando como facção ou confeccionando peças próprias, podendo comercializar seus produtos tanto no município, como no Estado, bem como para todo o país.
Segundo disse a secretária Zezita, em outros municípios, como por exemplo Nortelândia, o projeto vem obtendo números e resultados satisfatórios, sendo um grande indutor do desenvolvimento social e econômico. “É uma forma de oferecer alternativa de emprego aos moradores da nossa cidade. Esse projeto começa pequeno, com apenas 20 pessoas, mas em breve, pode ser expandido, atendendo mais e mais famílias”, comentou a primeira dama.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89486/visualizar/