Repórter News - reporternews.com.br
Carros & Motos
Quarta - 01 de Junho de 2011 às 07:59

    Imprimir


Divulgação
Partes são encaixadas na roda e podem ser pintadas
Partes são encaixadas na roda e podem ser pintadas

Personalizar o carro não é novidade, mas agora os aficionados por "tuning" podem customizar também as rodas. As redondas são o segundo acessório mais vendido, segundo lojistas. Perdem apenas para os aparelhos de som.

Conhecido nos Estados Unidos, o "insert" está ficando mais popular no Brasil. São peças plásticas pintadas e encaixadas nas hastes das rodas, mudando o visual.

A Noova, marca do fabricante de rodas Ferraro, disponibiliza as peças de encaixe nos novos modelos NV24 Aplik.

"A grande inovação é a liberdade de estilo que o produto permite, pois o consumidor não fica limitado aos acabamentos disponíveis no mercado", afirma Fábio Magalhães, gerente de marketing do Grupo Ferraro.

Cada roda já vem com cinco "inserts" em duas opções de cores. As peças cromadas estão prontas para serem utilizadas, e as cruas podem ser pintadas.

"O recurso proporciona uma infinidade de opções em um único modelo. O cliente pode até ter vários jogos disponíveis em casa, para mudar o visual do seu carro quando desejar", diz.

A empresa ainda planeja vender as partes separadamente e com outras cores, permitindo diversas combinações. Somente em aro de 17 polegadas de cinco furos, quatro rodas NV24 Aplik custam R$ 2.100.

Já a F60, da Ferraro, usa um desenho na haste para simular o efeito do "insert", em prata metálico ou fosco, com detalhes em vermelho. A roda está disponível nos aros 14 e 15 e parte de R$ 260 a unidade.

Recurso semelhante foi adotado pela Mangels. Cada roda da linha Air Force vem com dois jogos de cinco peças, que podem ser encaixadas em buracos nas hastes.

"Há um jogo cromado e outro preto, para que o cliente monte como quiser", afirma Sidney Martinho, gerente comercial da Mangels.

O material utilizado no revestimento das peças pretas também permite que o cliente repinte o "insert" de outra cor, de forma total ou parcial.

O desenho das novas rodas é inspirado em caças militares e foi desenvolvido em parceria com estudantes de design de escolas europeias. Disponível apenas em aro de 17 polegadas com acabamento cromado ou fosco, cada roda sai por R$ 800 e vem com dois jogos de "inserts".

Segundo o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Ricardo Bock, o motorista deve escolher as rodas com as medidas de diâmetro e de largura próximas às originais.

A dica é não variar o diâmetro do conjunto roda e pneu mais que 3% para cima ou para baixo. Ou seja, se você aumentar o aro da roda, deve reduzir a altura do pneu, sem interferir nas relações de marcha nem na aferição do velocímetro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89590/visualizar/