Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 31 de Maio de 2011 às 15:13

    Imprimir


O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge (PV), fez uma avaliação otimista do futuro das megacidades como a capital paulista nesta terça-feira. Segundo ele, são as grandes cidades que ditam as tendências de comportamento das menores e devem influenciar a "economia verde". "Megacidades são o coração, o pulmão e o cérebro da sociedade e, se hoje a Amazônia é devastada, isso acontece porque há cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras, consumindo", disse.

O secretário concedeu entrevista ao Terra na G40 Climate Summit, evento que reúne prefeitos das 40 maiores cidades do mundo para debater o tema da sustentabilidade. A partir desta terça-feira, até sexta, São Paulo receberá para o evento - que ocorre pela primeira vez na América do Sul - representantes de grandes metrópoles para discutir ideias a favor do meio ambiente. Eduardo Jorge citou três iniciativas que, de acordo com ele, colocam a capital paulista na vanguarda da sustentabilidade.

"Temos a conversão do metano dos aterros sanitários em energia elétrica, temos a implementação da frota de ônibus movidos a etanol e ainda 1,2 mil ônibus circulando com percentual de até 20% de biodiesel no tanque", afirmou o secretário. A frota de ônibus movidos a etanol foi um exemplo vindo de Estocolmo, na Suécia.

Nesta tarde, o parque do Ibirapuera ganhará 59 mudas de 12 espécies diferentes de árvores, em uma celebração da biodiversidade. O Bosque C40 estará localizado próximo ao Auditório do Ibirapuera e abrigará itens da flora nativa brasileira, como Sibipiruna, Ipê branco, rosa e amarelo, Pau-Brasil, Embaúba e Quaresmeira.

No dia 1º, inicia uma série de plenárias e sessões no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Serão discutidas eficiência energética, energia renovável, cidades compactas e outros temas. A plenária de abertura começa às 9h e a última sessão acaba às 17h30.

Para os próximos dias, os arcos do Anhangabaú (embaixo do viaduto do Chá), a ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, o monumento às Bandeiras e a fachada do Auditório do Ibirapuera estão decorados com a cor símbolo do meio ambiente. A ideia é lembrar a população da importância da preservação ambiental e comemorar a semana Mundial do Meio Ambiente.

Rede C40
A Rede C40 de Grandes Cidades é uma organização que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Ela surgiu com uma iniciativa do prefeito de Londres em 2005. Seu propósito é incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades, para reduzir as emissões de carbono e promover ações entre as instituições privadas e governos nacionais a fim de reduzir os efeitos do aquecimento global.

Em 2006, foi estabelecida uma parceria com a Clinton Climate Initiative - CCI, fundação liderada pelo ex-presidente americano Bill Clinton. O Comitê Diretor da C40 é formado pelas cidades de São Paulo, Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio.

Em junho de 2008, com o apoio da cidade de São Paulo, o prefeito de Toronto (Canadá), David Miller, foi nomeado diretor da C40, substituindo Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres e um dos fundadores da C40. Em novembro do ano passado, também com o apoio da cidade, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, foi eleito o novo diretor do comitê.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89668/visualizar/