Repórter News - reporternews.com.br
Cabine ganha painel Total Black a partir da versão X com ar-condicionado, nas carrocerias hatchback e sedã. Etios XS passa a ter motorização 1.5L 16V Flexfuel
Toyota lança a nova linha Etios 2014
A Toyota apresenta a linha Etios 2014. O modelo agrega nova padronagem no acabamento interno, mais itens de conforto e conveniência, além dos já reconhecidos pontos fortes que conquistaram seus consumidores, como excelente performance, economia de combustível, amplo espaço interno, segurança e qualidade e confiança da marca.
A linha Etios 2014, à venda nas concessionárias desde 16 de setembro, oferece as versões X, X com ar-condicionado, XS e XLS, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3L e 1.5L 16V Flex. A versão hatchback XS ganhou a mesma motorização 1.5L 16V Flex da versão XLS, topo de linha. As versões X e X com ar permanecem com o motor 1.3L 16V Flex, e todos os modelos do sedã mantêm a motorização 1.5L 16V Flex.
A gama Etios é equipada com air bag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva e pintura metálica. Exceção feita à versão standard do modelo, que oferece air bag duplo frontal, mas que tem sua comercialização direcionada à frotistas.
Externamente, a novidade é o design dos retrovisores externos, conferindo um aspecto mais esportivo e moderno ao compacto da Toyota. Ainda com relação ao design externo, o capô do motor tem a mesma cor da carroceria e as caixas de rodas são pretas.
ACABAMENTO INTERNO
A cabine do Etios 2014, a partir da versão X com ar-condicionado, nas carrocerias hatchback e sedã, ganhou nova roupagem e itens de série que aumentam o conforto para os ocupantes.
A versão X com ar-condicionado, também em ambas as carrocerias, tem agora painel Total Black, utilizado em veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, o que garante melhor visualização, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria.
Somados aos itens incorporados à versão X com ar-condicionado, a XS ganhou revestimento Sport Comfort nos bancos, proporcionando sofisticação, sistema de áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. Complementam o acabamento do painel os novos botões cromados do comando do ar-condicionado e detalhes cromados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio, nas versões XS e XLS.
A versão topo de linha XLS ganhou todas as novidades citadas, mais volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada, e passa a integrar o controle do sistema de áudio.
MOTOR 1.5L FLEX
Com a introdução da linha 2014 do Etios, a versão XS do hatchback passa a contar com a motorização 1.5L 16V Flex, em substituição ao 1.3L 16V Flex. A mudança atende aos consumidores que buscam um modelo compacto que combina conforto, extensa lista de itens de série e ainda mais potência, por um preço atrativo.
Além dos novos itens de série e do acabamento interno, a versão XS, em ambas carrocerias, permanece com air bags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas climatizado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas, coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro (só para o hatchback), direção com assistência elétrica progressiva, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e ar-condicionado com filtro antipólen.
A versão Etios XLS mantém o motor 1.5L 16V Flex e componentes adicionais à versão Etios XS, como faróis de neblina, grade dianteira e porta-malas com molduras cromadas, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico (hatchback), travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
SEGURANÇA
O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto no País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de colisão do Latin NCAP, tornando-se o veículo mais seguro entre todos os seus concorrentes nacionais.
Isso se deve à preocupação que a Toyota tem com segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo a mesma linha de construção do Corolla.
Com relação aos equipamentos de série, todas as versões do Etios oferecem air bag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Também item de série em todas as versões, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força é outro ponto relevante e que diferencia o Etios, uma vez que a maioria dos concorrentes disponibiliza esse item apenas como opcional.
PERFORMANCE
Equipado com motor 1.3L 16V Flex de até 90 cv na versão X, o Etios supera em performance todos os concorrentes com motorização 1.0L, e também aqueles com o propulsor 1.4. A decisão de adotar o motor 1.3L se deu com base em pesquisa com proprietários de hatchbacks e sedãs compactos 1.0, cuja maior reclamação foi o baixo desempenho dos produtos.
O motor 1.5L 16V Flex do Etios de até 96,5 cv, que equipa todas as versões sedã e a XS e XLS, na carroceria hatchback, também se mostra muito eficiente e tem bom entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades.
Adicionalmente ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que o torna ótimo de dirigir, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo. Outro ponto positivo é o peso extremamente leve (945 kg) que otimiza a performance e permite funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico.
ECONOMIA
O modelo apresenta os dados mais eficientes, inclusive quando comparado a concorrentes com motor de menor cilindrada. Para todas as versões de motorização e tipos de carroceria, o Etios tem a nota A do INMETRO, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
O Etios proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,55 metros (sedã), o modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros do banco traseiro, onde, devido à concepção do modelo, as caixas de roda não interferem no posicionamento do assento e o túnel central é praticamente plano. Outro destaque é o amplo espaçamento entre os trilhos do banco dianteiro, o que garante maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior do Etios.
Na frente, devido à ampla largura da cabine, motorista e passageiro também desfrutam de muito conforto. A posição elevada de dirigir é outro ponto forte do modelo.
O porta-malas do Etios, com capacidade de 270 litros na versão hatchback e 562 litros, no sedã, garante comodidade para guardar as bagagens. Mesmo no hatchback, o acesso ao compartimento é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.
BAIXO CUSTO
Desde seu lançamento, o Etios tem se destacado pelo baixo custo de manutenção, de peças e de reparo e também apresenta os preços do seguro mais competitivos entre os hatchbacks compactos.
Segundo o ranking do Car Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que compara veículos quanto à facilidade, rapidez e custo de reparo em caso de colisão, o Etios está na primeira posição entre os sedãs compactos, e na segunda, nos hatchbacks compactos.
A Toyota e o Banco Toyota realizaram, em julho, um levantamento sobre o valor médio do seguro no segmento de carros compactos. O resultado mostrou que o Seguro Toyota para o Etios possui um dos preços mais baixos da categoria. Contribuiu para essa análise o fato de o Etios contar com baixo índice de roubo, sinistro e custo de reparo.
Foi considerado perfil do condutor em torno de 25 anos, que reside na região central da cidade de São Paulo. O Seguro Toyota para o Etios XS hatchback ficou até 46% menor que a concorrência, para o mesmo perfil de condutor.
QUALIDADE TOYOTA
No Brasil, o automóvel é um bem de consumo importante. Por isso, a qualidade e a confiança da marca são extremamente valorizadas pelos clientes. Ao comprar um veículo Toyota, eleita pela J.D. Power, em 2013, como a marca que tem os clientes de carros novos mais satisfeitos do País, o consumidor sabe que está fazendo uma compra segura.
No caso do Etios, a preocupação com a qualidade está por toda a parte. Na carroceria, 54% dos componentes são chapa de aço galvanizada com tratamento anticorrosão. Com relação à pintura, as áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e outros agentes externos receberam uma camada de tinta resistente a impactos.
Na parte mecânica, a base da mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. O tubo de escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.
O Etios será comercializado em seis cores, todas disponíveis para hatchback e sedã: branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho.
A linha Etios 2014, à venda nas concessionárias desde 16 de setembro, oferece as versões X, X com ar-condicionado, XS e XLS, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3L e 1.5L 16V Flex. A versão hatchback XS ganhou a mesma motorização 1.5L 16V Flex da versão XLS, topo de linha. As versões X e X com ar permanecem com o motor 1.3L 16V Flex, e todos os modelos do sedã mantêm a motorização 1.5L 16V Flex.
A gama Etios é equipada com air bag duplo frontal e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção eletroassistida progressiva e pintura metálica. Exceção feita à versão standard do modelo, que oferece air bag duplo frontal, mas que tem sua comercialização direcionada à frotistas.
Externamente, a novidade é o design dos retrovisores externos, conferindo um aspecto mais esportivo e moderno ao compacto da Toyota. Ainda com relação ao design externo, o capô do motor tem a mesma cor da carroceria e as caixas de rodas são pretas.
ACABAMENTO INTERNO
A cabine do Etios 2014, a partir da versão X com ar-condicionado, nas carrocerias hatchback e sedã, ganhou nova roupagem e itens de série que aumentam o conforto para os ocupantes.
A versão X com ar-condicionado, também em ambas as carrocerias, tem agora painel Total Black, utilizado em veículos de categoria superior, velocímetro e tacômetro com grafia Black & Blue, o que garante melhor visualização, maçanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros, além de espelhos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria.
Somados aos itens incorporados à versão X com ar-condicionado, a XS ganhou revestimento Sport Comfort nos bancos, proporcionando sofisticação, sistema de áudio Double DIN com design moderno, que integra rádio AM/FM, CD player e entrada USB. Complementam o acabamento do painel os novos botões cromados do comando do ar-condicionado e detalhes cromados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio, nas versões XS e XLS.
A versão topo de linha XLS ganhou todas as novidades citadas, mais volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada, e passa a integrar o controle do sistema de áudio.
MOTOR 1.5L FLEX
Com a introdução da linha 2014 do Etios, a versão XS do hatchback passa a contar com a motorização 1.5L 16V Flex, em substituição ao 1.3L 16V Flex. A mudança atende aos consumidores que buscam um modelo compacto que combina conforto, extensa lista de itens de série e ainda mais potência, por um preço atrativo.
Além dos novos itens de série e do acabamento interno, a versão XS, em ambas carrocerias, permanece com air bags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas climatizado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas, coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro (só para o hatchback), direção com assistência elétrica progressiva, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e ar-condicionado com filtro antipólen.
A versão Etios XLS mantém o motor 1.5L 16V Flex e componentes adicionais à versão Etios XS, como faróis de neblina, grade dianteira e porta-malas com molduras cromadas, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico (hatchback), travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.
SEGURANÇA
O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto no País a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção para os passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção dos ocupantes dos bancos traseiros, no teste de colisão do Latin NCAP, tornando-se o veículo mais seguro entre todos os seus concorrentes nacionais.
Isso se deve à preocupação que a Toyota tem com segurança, desde a concepção do veículo. Sua carroceria tem vários pontos de absorção de impacto e deformação programável, seguindo a mesma linha de construção do Corolla.
Com relação aos equipamentos de série, todas as versões do Etios oferecem air bag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Também item de série em todas as versões, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força é outro ponto relevante e que diferencia o Etios, uma vez que a maioria dos concorrentes disponibiliza esse item apenas como opcional.
PERFORMANCE
Equipado com motor 1.3L 16V Flex de até 90 cv na versão X, o Etios supera em performance todos os concorrentes com motorização 1.0L, e também aqueles com o propulsor 1.4. A decisão de adotar o motor 1.3L se deu com base em pesquisa com proprietários de hatchbacks e sedãs compactos 1.0, cuja maior reclamação foi o baixo desempenho dos produtos.
O motor 1.5L 16V Flex do Etios de até 96,5 cv, que equipa todas as versões sedã e a XS e XLS, na carroceria hatchback, também se mostra muito eficiente e tem bom entrosamento com a transmissão manual de cinco velocidades.
Adicionalmente ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado com direção eletroassistida progressiva, o que o torna ótimo de dirigir, com excelentes raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo. Outro ponto positivo é o peso extremamente leve (945 kg) que otimiza a performance e permite funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico.
ECONOMIA
O modelo apresenta os dados mais eficientes, inclusive quando comparado a concorrentes com motor de menor cilindrada. Para todas as versões de motorização e tipos de carroceria, o Etios tem a nota A do INMETRO, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
O Etios proporciona máximo conforto aos ocupantes. Com distância entre-eixos de 2,55 metros (sedã), o modelo possui espaço interior único em sua categoria, principalmente para os passageiros do banco traseiro, onde, devido à concepção do modelo, as caixas de roda não interferem no posicionamento do assento e o túnel central é praticamente plano. Outro destaque é o amplo espaçamento entre os trilhos do banco dianteiro, o que garante maior espaço para os pés dos passageiros que viajam na parte posterior do Etios.
Na frente, devido à ampla largura da cabine, motorista e passageiro também desfrutam de muito conforto. A posição elevada de dirigir é outro ponto forte do modelo.
O porta-malas do Etios, com capacidade de 270 litros na versão hatchback e 562 litros, no sedã, garante comodidade para guardar as bagagens. Mesmo no hatchback, o acesso ao compartimento é facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.
BAIXO CUSTO
Desde seu lançamento, o Etios tem se destacado pelo baixo custo de manutenção, de peças e de reparo e também apresenta os preços do seguro mais competitivos entre os hatchbacks compactos.
Segundo o ranking do Car Group do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que compara veículos quanto à facilidade, rapidez e custo de reparo em caso de colisão, o Etios está na primeira posição entre os sedãs compactos, e na segunda, nos hatchbacks compactos.
A Toyota e o Banco Toyota realizaram, em julho, um levantamento sobre o valor médio do seguro no segmento de carros compactos. O resultado mostrou que o Seguro Toyota para o Etios possui um dos preços mais baixos da categoria. Contribuiu para essa análise o fato de o Etios contar com baixo índice de roubo, sinistro e custo de reparo.
Foi considerado perfil do condutor em torno de 25 anos, que reside na região central da cidade de São Paulo. O Seguro Toyota para o Etios XS hatchback ficou até 46% menor que a concorrência, para o mesmo perfil de condutor.
QUALIDADE TOYOTA
No Brasil, o automóvel é um bem de consumo importante. Por isso, a qualidade e a confiança da marca são extremamente valorizadas pelos clientes. Ao comprar um veículo Toyota, eleita pela J.D. Power, em 2013, como a marca que tem os clientes de carros novos mais satisfeitos do País, o consumidor sabe que está fazendo uma compra segura.
No caso do Etios, a preocupação com a qualidade está por toda a parte. Na carroceria, 54% dos componentes são chapa de aço galvanizada com tratamento anticorrosão. Com relação à pintura, as áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e outros agentes externos receberam uma camada de tinta resistente a impactos.
Na parte mecânica, a base da mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. O tubo de escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.
O Etios será comercializado em seis cores, todas disponíveis para hatchback e sedã: branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho.
Fonte:
Editor de Veículos
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8970/visualizar/
Comentários