Câmara aprova obrigatoriedade do uso de taxímetro em Sorriso
Foi aprovado em 3ª e última votação pelos vereadores de Sorriso o projeto de lei que regulamenta o serviço de táxi no Município. A propositura que torna obrigatória a instalação de taxímetro nos veículos foi apreciada na sessão desta segunda-feira (30.05).
De acordo com o vice-presidente da Câmara, vereador Leocir Faccio (PDT), um dos autores do projeto, o aparelho é essencial para o cálculo de uma tarifa exata para qualquer viagem.
Hoje, não existe uma tabela de preços e, por isso, a cobrança é livre e acertada no ato da corrida entre passageiros e taxistas.
Na região central, por exemplo, os valores variam de R$ 10 a R$ 15 dependendo da distância. “O taxímetro dará mais credibilidade ao trabalho dos taxistas, já que haverá uma padronização dos preços”, justifica Faccio.
Durante as discussões do projeto, Faccio argumentou que a lei nº 611/1997 obriga a instalação de taxímetro ou aparelhos registradores nos táxis quando a população do Município ultrapassar 60 mil habitantes. “Já faz algum tempo que taxistas e usuários vêm cobrando a instalação desse aparelho”, completa.
Na opinião do parlamentar, com a implantação do taxímetro não haverá exploração e nem abuso de passageiro e taxista. “O preço cobrado será igual para todo mundo”, enfatiza.
O projeto de lei que determina também como deverá ser feito o cálculo da tarifa e a sua divulgação segue agora para apreciação do prefeito Chicão Bedin.
Caso seja sancionada a lei, os donos de táxis terão um prazo de quatro meses para instalar os taxímetros.
Comentários