Pesquisa aponta preocupação crescente do consumidor com preços
Uma sondagem da CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que o consumidor brasileiro está cada vez mais preocupado com a inflação.
Essa mudança de opinião é refletida em um dos componentes do indicador mensal elaborado pela Confederação sobre as expectativas dos consumidores. Questionado sobre renda, emprego e planos de compras, o cidadão se mostrou mais temerário em relação à alta dos preços em um nível "muito acima do usual", conforme os pesquisadores da CNI.
De abril para maio, o indicador de expectativas para inflação caiu de 100,8 para 100,1 pontos -- nesse caso, quanto menor a pontuação, menor a confiança do consumidor de que a alta do preços vai arrefecer. Em maio de 2010, por exemplo, o consumidor estava muito mais confiante a esse respeito: a leitura do indicador apontava 115,4 pontos.
A CNI afirma que 71% dos entrevistados acreditam que a inflação vai aumentar. Trata-se da maior taxa desde setembro de 2001, mês do atentado terrorista nos EUA, e que efetivamente pressionou a taxa de câmbio, e repercutiu nos índices de inflação posteriores.
O consumidor, no entanto, mostrou mais otimista em relação aos demais tópicos da sondagem: as perspectivas em relação ao emprego e renda permanecem positivas, e a expectativa de comprar bens de maior valor pouco se alterou entre os dois meses.
Dessa forma, o Índice Nacional de Expectativa de Consumidor, que sintetiza todos os tópicos, aumentou 0,1% entre maio e abril, o que interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de queda.
Para elaborar essa pesquisa, a CNI ouviu 2.002 pessoas em todo o país entre os dias 12 e 16 de maio.
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