Explosão atinge complexo de governador no norte do Afeganistão
Um homem-bomba realizou neste sábado um ataque à residência do governador da província de Takhar, no Afeganistão, que matou o chefe da polícia da região, e deixou vários soldados afegãos e estrangeiros mortos.
O governador ficou ferido e o general alemão Markus Kneip, comandante das forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no norte de Afeganistão, estavam no local e sobreviveram.
"Sete pessoas morreram e nove ficaram feridas", declarou o porta-voz Faiz Mohammad Tawhidi, indicando que, entre as vítimas, está o general Mohamad Daud Daud, que comanda a polícia do norte afegão.
Segundo autoridades policiais e do governo, o homem-bomba detonou o explosivo, fazendo chamas e uma coluna de fumaça surgirem no ar.
"Ouvi uma grande explosão dentro do complexo do governador", afirmou o promotor do governo provincial Wazir Mohammad Jalali, cujo gabinete fica do lado do local da explosão, na capital de Takhar, Taloqan.
Um porta-voz da Força Internacional de Assistências à Segurança, afirmou que os relatos iniciais indicavam muitas mortes entre soldados da Força e autoridades de segurança afegãs, mas se negou a dar mais detalhes.
O Taleban reivindicou a autoria do ataque, dizendo que homens-bomba atacaram líderes, matando vários deles e ferindo o governador. A milícia geralmente exagera quando reivindica a autoria de ataques.
"Combatentes continuam dentro do complexo do governador", afirmou, por telefone, o porta-voz Zabihullah Mujahid, de local não identificado.
Soldados alemães estão estacionados na província vizinha de Kunduz e têm superintendência sobre Takhar, mas não há uma base permanente de tropas internacionais na região, que já foi considerada uma das províncias mais pacíficas do país.
Comentários